Projeto de Física-Parte I- Saltos e Corrida

Colégio Pedro II – Campus Centro
Professor: Sérgio Lima
Turma: 1205
Alunos:
Bernardo Cunha nº 2 João Ricardo Campbell nº 13 Larissa Melo nº 17 Thaís Blatt nº 35
1º Relatório → Realização do experimento
Materiais utilizados:
1-Cronômetro (utilizado para marcar a duração da corrida do aluno) 2-Fita métrica (utilizada para medir a altura do aluno a distância percorrida e altura do salto vertical)
3-Câmera de celular
4-Balança digital (utilizada para calcular a massa do aluno)
5-Giz Colorido (utilizado para demarcar a distância percorrida e a altura do salto vertical)
6- Trena
1º Experimento → Etapa da corrida
Nesta etapa precisaremos medir o peso do aluno com a balança e delimitaremos utilizando a fita métrica o espaço que o mesmo deverá percorrer. Após isso, a trajetória delimitada será percorrida algumas vezes (3 à 5 vezes),para que assim,possamos fazer a média de forma precisa do tempo que levou-se para percorrê-la,o qual será medido através do cronômetro.Utilizando os resultados obtidos velocidade média,distância em metros sobre o tempo em segundo(ΔS/ ΔT) e a massa do aluno iremos calcular a Energia cinética(Ec=mv²/2).

> Como a posição do braço influencia no centro de massa?
O centro de massa (c.m) é influenciado pela posição dos braços, pois se o braços estiverem junto ao corpo, o c.m está localizado ,convencionalmente, na região do umbigo, já que para se definir o centro de massa de uma pessoa, é necessário a utilização de contas complexas. Se levantarmos um braço, ele muda de posição e vai em direção ao lado ao qual foi levantado, entretanto se levantarmos ambos os braços acontecerá uma elevação deste centro. Vale a pena ressaltarmos que, o Centro de massa não precisa necessariamente, se encontrar em um ponto do corpo, ele pode estar fora do corpo.

> Como medir, satisfatoriamente, a altura alcançada no salto?
A forma que escolhemos para medir a altura alcançada pelo salto consiste em pegar um trena de preferencialmente 3 metros, e deixar o indivíduo teste perpendicular ao chão e paralelo a parede, segurando um giz a altura da cabeça pressionado contra a parede, que ao pular criará uma linha vertical que pode ser usada para medir o quanto o individuo saltou ( comprimento da linha ) e a altura alcançada no salto ( chão até a ponta mais longe da linha) e então, para podermos calcular a energia potencial gravitacional é simples, é só multiplicarmos a massa pela altura e pela gravidade, mas isso deve ser feito quando no momento em que a energia cinética é zero, ou seja, no altura máxima do salto, então: Epg = MGH .

Bibliografia : http://www.if.ufrj.br/~micha/projetos/fisica_esporte.html
Livro de Fisica
Licença Creative Commons
Trabalho de Física está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Projetos Micha
www.if.ufrj.br

This entry was posted in 1205, 2-ano, 2013. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.