Roteiro de Replicação – Forno Solar

Colégio Pedro II – Campus Centro

Professor Sérgio Lima

1º Ano                        Turma 2108

Integrantes do grupo:

Henrique S. V. de Assis /n.09

Rafael L. C. Kanazawa/n.28

Valbei (ValbÊi) S. Junior/n.31

 

Forno Solar: Como fazer

O forno solar tem como objetivo final aquecer alimentos de formar eficiente e econômica tanto em relação a questões energética quanto a questões financeiras, pois os materiais empregados em sua construção são baratos e de fácil acesso.

Materiais:

  • Duas caixas, uma menor que a outra (podem ser adquiridas pedindo no supermercado)
  • Tesoura
  • Um tubo de cola branca
  • Um rolo de fita crepe/durex
  • Tinta preta fosca e um pincel
  • Uma pasta transparente em “L”
  • Barbante
  • Isopor e Jornal
  • Alicate com área cortante
  • Arame
  • Papel alumínio
  • EVA

OBS: Dimensões em cm das caixas são 9x27x36 (menor) e 13x43x43 (maior)

Montagem:

Primeiro faça uma abertura na parte de cima da caixa maior do tamanho da área de base da caixa menor. Ao realizar essa abertura deixar uma das partes sem cortar, formando uma tampa. Essa tampa deve ser revestida com papel alumínio e terá a função de refletir a luz solar para dentro da caixa menor. Para manter a tampa aberta, na hora do experimento, não esquecer de colocar um pedaço de barbante preso na parte superior da tampa e que será preso na parte de trás da caixa. Deve-se colar a pasta em “L”(aberta) na parte interna da abertura, utilize fita adesiva para colar. É importante falar que a distância entre as paredes das duas caixas deve ser de no mínimo 2,5 cm.

Segundo, retire toda a parte superior da caixa menor e em seguida pinte todo o interior da mesma com a tinta preta fosca. Depois que a tinta secar cubra o interior da mesma com duas camadas de papel alumínio. Para finalizar, cubra todo o exterior da caixa menor com uma camada de EVA, para isolamento térmico.

Na caixa maior, cubra o fundo com jornal e em seguida com isopor formando uma camada isolante. A camada deve ser grossa o suficiente para que quando a caixa menor estiver em cima esta esteja em contato com a tampa da caixa maior. Em seguida, com a caixa menor dentro da maior, preencha o vão entre as paredes das caixas com jornal e isopor, tomando cuidado para deixar apenas o isopor em contato com a caixa. Reserve um dos lados para instalação de um puxador, pois a caixa menor funcionará como uma gaveta.

Para fazer a gaveta abra um dos lados da caixa maior e corte este pedaço para ficar no mesmo tamanho da lateral da caixa menor. Sobre a lateral da caixa menor (que ficará de frente para a abertura) deve-se cobrir com jornal e isopor e finalizar com a parte subtraída da caixa maior. Conectado a esse lado trabalhado, coloca-se um pedaço de arame formando um puxador.

Dia do experimento:

Neste dia enchemos um copo de plástico (o ideal é utilizar um pequeno pote preto) com água e esperamos por uma hora. Depois desse tempo medimos a temperatura da água, que chegou a 56°C.

10711388_635747279873644_793030148_n

 

Licença Creative Commons
Roteiro de Replicação – Forno Solar está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

This entry was posted in Física. Bookmark the permalink.

One Response to Roteiro de Replicação – Forno Solar

  1. A descrição de montagem está ótima. Mas não há nada sobre os princípios físicos de funcionamento do mesmo :-( No mais parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.