Roteiro do projeto de aprendizagem bebedouro

Colégio Pedro II – Campus Centro
Laura Kobler – 14
Margarida Andrade – 22
Mariane Barbosa – 23
Mylena Fernandes – 24
Turma 2107 – Ano 2015
Professor Sérgio Lima

Roteiro do projeto de aprendizagem bebedouro

Esse roteiro tem como objetivo informar como será estimado o módulo da velocidade de saída do jato de água do bebedouro no dia do experimento.
Para efetuarmos a medição sem a necessidade de cálculo de tempo, podem ser usadas as fórmulas da altura máxima e do alcance máximo, reespectivamente apresentadas abaixo. Utilizaremos as duas e iremos obter uma média, afim de um resultado mais preciso.
H = Vo². sen²θ /2g
A = Vo². sen2θ /g
Devem ser conhecidas as seguintes grandezas físicas para aplicação das fórmulas: aceleração da gravidade local (g), ângulo do jato d’água (θ), comprimento do alcance e da altura máxima (A e H). Vo será descoberta sendo isolada na equação.
A aceleração da gravidade local (g) é aproximadamente 9,8. As outras serão medidas no dia do experimento com o auxílio de régua, transferidor e câmera fotográfica de modo que seja possível tirar uma foto com as duas réguas posicionadas vertical e horizontalmente, formando um ângulo de 90º e com o transferidor entre as duas. A foto auxiliará na medição do ângulo, da altura e do alcance.
O módulo da velocidade de saída do jato de água poderá ser descoberto sem problemas se houver sucesso na medição das grandezas e no cálculo matemático.

This entry was posted in 1207, 2-ano, 2015, Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.