Aula do dia 17-11-2015

Para que não haja nenhuma sombra de dúvida, informo que no dia 17/11/2015 estarei na escola e lecionarei normamente!

A assembléia do sindscope do dia 06/11/2015, que não tinha como ponto de pauta qualquer indicativo de paralização paralisação (obrigado Neila), tirou esta “paralização paralisação protesto” nos seguintes termos:

(…)Podemos dizer que esta paralisação deve ser entendida e divulgada como uma ação de protesto e repúdio ao calendário punitivo encaminhado e aprovado pelo voto de minerva da Reitoria. (…)

Além de discordar frontalmente destes termos tenho os seguintes argumentos para “desrespeitar” a soberania da Assembléia:

  • A reposição foi solicitada por Pais e Ministério Público Federal (que cobrou, a pedido dos pais, informações à reitoria) encaminhada e aprovada (democraticamente) no CONSUP e CONEPE.
  • As paralizações paralisações no Colégio Pedro II há muito que deixaram de ser espaços de luta, de conscientização ou de debate democrático! Num universo de cerca de 2000 servidores menos que 30 deliberaram por esta paralização paralisação! Isto me parece antidemocrático. E, como não estava pautado na chamada da assembléia, foi no mínimo, uma postura leviana e anti-ética!

Eu tenho constrangimento de não seguir uma deliberação de assembléia de classe (é a 2° vez em 19 anos de Pedro II)! Mas tenho mais constrangimento ainda de seguir uma deliberação anti-democrática, antiética e que vai de encontro a construção de uma Escola Pública de Qualidade!

Escola Pública, Democrática e de Qualidade se constrói ocupando seus espaços com aulas, atividades e, sobretudo, com sua comunidade! Não com protestos imaturos e inconsequentes que esvaziam a mesma!

Prof. Sérgio F. Lima – 13 de Novembro de 2015

PS: Esta minha decisão foi tomada antes de ler a declaração da Reitoria. Não votei no Prof. Oscar Halac, mas concordo integralmente com o teor de sua nota pública!

PPS: Como disse, Neila, concordo com os termos da Declaração da Reitoria! Isso não me coloca automaticamente em acordo com tudo que emana da atual Reitoria, ainda que eu tenha que admitir que a mesma está me surpreendendo positivamente em muitos pontos. Mas isto é outra história!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Aula do dia 17-11-2015

  1. João Pedro L. Grandinetti disse:

    A gente podia aproveitar os tempos vagos e fazer logo o experimento de colisão, não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.