Projeto de Aprendizagem Forno Solar – 2018

Projeto Forno Solar em 2014

Projeto Forno Solar versão 2014

Objetivos Gerais

Deseja-se que este projeto de aprendizagem seja um pretexto para que os alunos possam desenvolver as seguintes competências/habilidades:

  • Aprender a conviver; (o projeto pode ser feito em grupo contendo entre 2 e 4 alunos, exclusivamente.)
  • Aprender a aprender;
  • Gerenciar informações (e transformá-las em conhecimento (não em pontos!));
  • Compartilhar Conhecimento;
  • Usar tecnologias de comunicação e informação em apoio para aprendizagens.

Objetivos Específicos (Conteúdos)

Na realização do projeto, para aqueles que se envolverem efetivamente com o mesmo, espera-se que os seguintes conceitos de física sejam aprofundados e, eventualmente, aprendidos1:

Propagação Retilínea da Luz

  • Reflexão Luminosa;

Calor e Temperatura

  • Temperatura e escalas termométricas;
  • Condução térmica;
  • Convecção térmica;
  • Irradiação térmica;
  • Estimar/quantificar grandezas físicas;
  • Registrar/Reproduzir medições físicas.

Desenvolvimento

Forno Solar – Créditos: https://www.facebook.com/06FornoSolarCpii

O projeto de aprendizagem se desdobra em 3 etapas:

Etapa 1: Construir propriamente o Forno Solar, seguindo preferencialmente este roteiro didático aqui: http://solarcooking.org/portugues/minimum-pt.htm (outros modelos de fornos solares podem ser construídos, inclusive usando espelhos esféricos).

Etapa 2: No dia da apresentação na escola (vide datas) apresentá-lo em funcionamento. É desejável que ele já tenha sido testado antes da apresentação e, inclusive, os dados para a terceira etapa já tenham sido coletados!

Etapa 3: Enviar o “roteiro de replicação do Forno Solar” (vide abaixo) em (PDF ou ODT) por e-mail (cp2 arroba sergioflima.pro.br) até o dia 31/05/2018 09/06/2018(por conta das suspensões de aula).

Mimimi” não sei converter de DOC ou DOCX(MSWord) para ODT/PDF o que eu faço?

  • OPÇÃO 1: Use o google documentos como editor e no final baixe seu arquivo (download) como odt ou PDF!
  • OPÇÃO 2: Use seu MSWord, salve seu arquivo e depois use esse conversor de documentos: https://convertio.co/pt/doc-odt/ para convertê-lo para PDF ou ODT.

Por que EU só aceito ODT ou PDF? Porque são formatos de arquivos abertos! No futuro sempre poderei abrir estes arquivos. O que não ocorre com formatos proprietários como o docx, por exemplo!

Roteiro de Replicação

O roteiro de replicação é um texto autoral do grupo e deve conter obrigatoriamente (e no mínimo) as seguintes partes:

1 – Cabeçalho Padrão: constando nome completo dos integrantes do grupo, número da chamada, série, turma, ano e nome da Escola.

2 – Roteiro de Replicação: Indicações práticas para a montagem do forno solar: aqueles “bizús” que só quem colocou a mão na massa sabe como se faz. Nesta parte, fotos da montagem são bem vindas!

3 – Levantamento experimental do funcionamento: Levantar os dados experimentias da Temperatura interna x Tempo de exposição para 4 orientações/montagens (Norte-Sul, Leste-Oeste, etc), isto é, o grupo deve saber quais são os valores de temperatura que o forno pode alcançar para cada tempo de exposição/montagem. Discussão dos princípios de funcionamento do forno e discussão das hipóteses sobre qual configuração (ângulo da aba ou direção de montagem do forno) melhoram a eficiência do mesmo.

Gráficos Cartesianos são bem vindos mas não obrigatórios. O roteiro pode conter apenas qual foi a maior temperatura alcançada pelo forno e em qual configuração. O forno em funcionamento deverá ser apresentado na Escola em data assinalada abaixo.

Referências Bibliográficas serão apreciadas, mas não obrigatórias.

Datas

09/06/2018 (sábado II) – data para o teste de funcionamento dos fornos (na escola) – Todas as Turmas.

Pontuação

Até 1,0 ponto pela montagem funcional do Forno;
Até 1,0 ponto pelo roteiro de replicação completo (consistência conceitual do roteiro);
Até 1,0 ponto para perguntas que serão feitas aos integrantes do grupo NO DIA da apresentação. (quem faltar neste dia, não será avaliado neste item (perde este ponto).

Referências para pesquisa

Algumas referências sobre fornos solares (inclusive com outros modelos) podem ser obtidas nos seguintes endereços:

Outros

Projeto x trabalho

Este é um projeto de aprendizagem que por acaso também será usado para fins de certificação (nota). O objetivo primário é criar uma situação de aprendizagem, não dar nota para os alunos! Obviamente que os alunos do século XIX tratarão o projeto como um “trabalho para a nota”, o que será uma pena…

Atividade Colaborativa x Aprendizagem

Temos aqui um pequena experiência de aprendizagem/atividade colaborativa, mas a aprendizagem é sempre individual. O trabalho colaborativo não exime o estudante de esforço pessoal, pelo contrário, o trabalho coletivo exige outras habilidades, o que torna muitas vezes um trabalho colaborativo mais difícil de ser realizado que um trabalho individual.

Um trabalho coletivo/colaborativo ou individual não é proposto por ser mais fácil ou mais difícil, mas por seus objetivos pedagógicos!

Dúvidas

Dúvidas, sugestões e comentários usem, preferencialmente, os comentários abaixo. Alternativamente, enviem as dúvidas para o e-mail indicado no texto.

Extra

Este projeto foi um dos 6 finalistas do prêmio Shell de educação científica 2018!


Notas de Rodapé: 1 – A aprendizagem é um processo individual

.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 1-ano, Projetos-Aprendizagem e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.