Mini-Roteiro Projeto Leis de Newton

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro

Nome: Isadora da Costa                   Nº: 15                Turma: 2106

            Izabelle Christine                       16

 

Mini Roteiro Experimental

O experimento irá ser a reprodução da Simulação dada pelo senhor professor alguns posts atrás, no Laboratório de Física, onde teremos de achar o coeficiente de atrito por deslizamento. Algo importante é levarmos em consideração que pode haver fatores externos que irão interferir nas medidas. O experimento tem como objetivo nos ajudar a compreender a matéria dada em aula.

Antes de encontrarmos o coeficiente teremos de encontrar, medir e determinar, algumas grandezas físicas escalares e vetoriais: Comprimento (h); Massa (m); Tempo (t); Velocidade (V); Aceleração (a) e Forças (Peso, Normal, Tração e Força de Atrito). Para medirmos o “h” iremos utilizar uma régua; para a massa utilizaremos uma pequena balança; para o “t” um cronômetro; e através destas medidas determinaremos as restantes através das fórmulas.

Procedimento:

Em primeiro lugar, faremos as marcações na superfície da mesa com uma fita adesiva, depois utilizaremos a balança para pesar os blocos “A” e “B”. Em seguida, montaremos o nosso esquema, juntando os elementos necessários.  Mediremos com uma fita métrica a distância entre o “A” e a superfície em que o “A” irá parar, assim poderemos marcar o ponto “O”, que é a distância que o bloco “B” deverá percorrer. Após colocarmos o sistema para funcionar, acionaremos o cronômetro, e quando os blocos pararem de se mover iremos medir a distância “x”, que é o quanto “B” percorreu a mais.

Depois de anotarmos tudo no caderno, pegaremos as informações obtidas e calcularemos o coeficiente de atrito usando as fórmulas dadas.  Repetiremos esse processo mais duas vezes, para verificar se as medidas coincidem.

Incertezas/Erros/Observações:

Como dito anteriormente realizaremos o processo três vezes no total a fim de diminuir as chances de erros e falhas, que ainda serão grandes por causa de pequenos detalhes. Com todos os resultados obtidos iremos calcular uma média para ter um valor estipulado. Também iremos desprezar as massas da roldana e do barbante utilizado, assim como a elasticidade do mesmo. Consideraremos o valor da gravidade como 10 m/s².

Materiais:

Balança, Régua, Fita Métrica, Barbante, Carretel de Linha de Costura, caixas de papelão para representarem “A” e “B”, cronômetro, fita adesiva e calculadora.

This entry was posted in 2011, 2106, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.