Roteiro de Replicação do Experimento sobre Leis de Newton

Colégio Pedro Segundo – Unidade Escolar Centro

Grupo: Isadora da Costa e Izabelle Christine

Turma: 2106

Números: 15 e 16

 

Passo a Passo

O problema passado era que existiam dois blocos “A” e “B”, e eles estão presos um ao outro por um fio de barbante, passando por uma roldana. O objetivo do trabalho é achar o coeficiente de atrito do bloco “B”, quando “A” cai de uma altura “h”, e o bloco “B” continua se movendo, apesar de já ter passado da medida “h” e tendo assim movido uma medida “x“.

O trabalho foi feito com o uso de duas pequenas caixas de madeira, unidas por um fio de barbante, para representar “A” e “B”. O esquema foi montado baseado no esquema postado pelo professor anteriormente.

Obs: Desprezamos as massas do barbante e da roldana.

Abaixo estão os cálculos que fizemos, é preciso clicar nas imagens para visualizá-las:

h = 10,5cm = 0,105m

x = 5,5cm = 0,055m

μ = 0,105 / 2 . 0,055 + 0,105

μ = 0,105 / 0,11 + 0,105

μ = 0,105 / 0,215

μ ≈ 0,488

As Incertezas

Em primeiro lugar, as distâncias foram medidas com uma régua normal, que pode ter uma imprecisão de milímetros. A balança também pode ter uma imprecisão em gramas. E a incerteza de μ vai ser de ± 0,0003, porque não podemos saber as incertezas exatas da régua, já que o cálculo do μ vai depender diretamente das medidas de “h” e “x”.


 

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.

 

 

Esta entrada foi publicada em 2011, 2106, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem, Relatório. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.