2 meses e 20 dias de isolamento social e contando… o que podemos fazer?

Introdução

Estamos em isolamento social e com suspensão das aulas presenciais desde o dia 16/03/2020. Desde o dia 19/03/2020 o Colégio Pedro II decidiu não acolher a educação a distância como política de mitigação da crise sanitária pela qual estamos passando. Naquele momento não tínhamos clareza sobre a duração do isolamento social.

Hoje, 05/06/2020, temos clareza que não será seguro voltar à educação presencial antes de setembro e mesmo após o retorno teremos que, pelos próximos dois anos, voltar ao isolamento social devido a novas ondas de contaminação da covid-19.

O que podemos fazer?

Gestores, Professores e Estudantes podem fazer muito mais do que só cruzar os prazos e esperar a crise passar!

A primeira coisa (e a mais importante) que todos nós (gestores, professores e estudantes) precisamos fazer, como nos indica o Professor Larry Ferlazo é sermos generosos com todos os envolvidos com a Escola e com nós mesmos! Se você não consegue se concentrar e estudar, não se culpe! Se nem todos os seus professores podem produzir materiais durante a pandemia pense que eles podem, também, estar com dificuldades de organização (filhos pequenos, pessoas que precisam de seus cuidados, etc) ou de outra natureza. Exercite a alteridade! Se na sua casa, às vezes, as pessoas ficam um pouco estressadas, entenda que vivemos tempos atípicos e estressantes!

Para os estudantes, continuo recomendando aquilo que falei em abril/2020: se puder, crie rotinas diárias de aprendizagem. O diagrama abaixo (da prefeitura de Macaé) te dá uma visão do que estou falando! Não precisa ser “matéria da escola“. Você pode se interessar em aprender sobre o que passa no noticiário e afeta a sua vida ou da sua família! Você pode se interessar por tentar entender o mundo atual, as questões que estão na ordem do dia, sua saúde, etc! O importante é tentar manter hábitos de aprendizagens!

Mantenha Rotinas

E para não tornar este texto muito grande eu deixo uma última sugestão para os estudantes! Tente fazer um diário de suas aprendizagens! O que funciona para você! O que não funciona! Quanto tempo você consegue se concentrar para aprender! Registre suas estratégias de estudo ou aprendizagem nestes tempos atípicos.

Não se preocupe com a tecnologia! Pode ser um caderno, um bloco de papel, um blogue, um perfil em mídia social. Nem precisa ser público! Apenas exercite o hábito de pensar, fazer e registrar seus hábitos de aprendizagem! Se quiser saber mais sobre esta estratégia de ter um “portifólio de aprendizagem” pesquise sobre portifólios na educação.

Fiquem bem! Protejam-se! Mantenham rotinas de aprendizagem! Sejam generosos com vocês mesmos e com os outros! Vamos ficar todos bem! Essa crise vai passar!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem…

Legião Urbana – Mais uma Vez

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Miscelâneas, Recursos Educacionais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para 2 meses e 20 dias de isolamento social e contando… o que podemos fazer?

  1. CLEIDE ROSA DE JESUS disse:

    Estou procurando aprende com a turma

  2. Raphael disse:

    Que bonito, professor Sergio. Saudades! Espero que o senhor esteja bem. Pois é, tantas dificuldades e ao mesmo tempo uma grande necessidade também de estar cada vez mais próximos. As vezes, o nosso mundo particular é tão nebuloso a partir de nós mesmos que a escola, a troca, o diálogo e o aprendizado orientado têm uma luz poderosa para nos ajudar a descobrir as nossas próprias matérias primas e elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.