Mantenha o isolamento social crie estratégias para rotinas diárias

Panorama atual(10/04/2020)

O número de contágios pelo coronavírus não parou de crescer e, para piorar nossa situação, a taxa de crescimento do número de óbitos devido ao covid-19 é uma das maiores entre aquelas que estão sendo registradas:

Como não estamos fazendo testagem em massa e o tempo para os resultados dos testes feitos são demorados é cientificamente recomendado, por todos os especialistas sérios, MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL! No momento é a nossa melhor estratégia!

tu decides ser paciente ou ser paciente...
Créditos: Instagram do José Trajano

Cuidado! É necessário conhecimento de conteúdos propedêuticos (adjetivo x substantivo) para pegar o espírito da charge!

Como passar por esta quarentena?

Primeiro de tudo, não perca de vista que estamos vivendo uma CRISE! O que isso significa: Que nenhuma estratégia que se adote é ideal e atende a todos os casos! Isso não significa que porque não podemos fazer o ideal, não tentemos fazer o possível!

Como existe no Colégio Pedro II uma parcela grande de pessoas que entendem que dispor material facultativamente (por docentes e para discentes) configura EAD (e não estou com paciência para refutar esse equívoco crasso, no meu modo de ver) vou mudar minha estratégia a partir de hoje (10/04/2020)!

Aqui, neste espaço acadêmico, vou publicar dicas para passarmos bem por este período! Nos meus espaços pessoais poderei compartilhar material de física! Uma vez que “conteúdos propedêuticos” viraram o novo “politicamente incorreto”… que tempos!

Estratégias para períodos de confinamento

  • Crie rotinas – Exercite-se, leia, alimente-se, cozinhe, aprenda algo novo, treine algo antigo, etc
  • Se desligue um pouco do noticiário – Nem 8 nem 80! Alienação é tão ruim quanto ficar consumindo 24h por dia de notícias. Experimente ler, se for possível, sobre alimentação, meditação
  • Ajude outras pessoas, se for possível – Conhece um colega que não tem acesso regular a internet? Ligue, mande torpedo para ele. Pergunte se está tudo bem? Este gesto pode fazer muito mais por você que pelos seu colega. Mas, com certeza, fará bem para todos.
  • Não negligencie seu hábito de estudo – Tire uma hora do seu dia para estudar seu material de 2019, pesquise sobre os temas recorrentes no noticiário. Experimente começar um diário ou praticar um pouco de autodidatismo!

Você tem outras sugestões de como passar por esta quarentena? Use os comentários para compartilhar!

[aviso]
Nenhum aumento de injustiça social ou mudança de perfil sócio-econômico de estudantes foi produzido por conta desta publicação! Este texto foi feito com a melhor das intenções! E mesmo sabendo que ele não pode alcançar a todos os meus alunos de 2020, aqueles que não possam ser alcançados não serão prejudicados!
[/aviso]

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Miscelâneas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.