Projeto de Aprendizagem do 2º Ano e etc

Introdução

Como comentado com vocês segue uma lista de exercícios de referência para estudar para a prova de física (clique no link para baixá-la).

Projeto de Aprendizagem Bebedouro

Introdução

[Atenção]
As datas do projeto podem sofrer pequenas alterações em função do calendário oficial de provas. Isto é, assim que o calendário oficial sair, as datas irão se ajustar ao mesmo. O experimento e o roteiro do experimento deverão ocorrer antes das provas. A publicação dos resultados do experimento podem ficar para a semana posterior as provas.
[/Atenção]

Jato dágua

Jato dágua


Como atividade de aprendizagem de física vamos aplicar um pouco do que aprendemos (ou estamos aprendendo) sobre CINEMÁTICA para estimarmos a velocidade de lançamento de moléculas de água num jato oblíquo.

Objetivos

Entre os objetivos gerais deste projeto de aprendizagem temos:

Gerais

  • Aprender como se aprende Física;
  • Trabalhar colaborativamente e em grupos;
  • Gerenciar informações e transformá-las em conhecimento;
  • Usar as TIC* como ferramentas de aprendizagem;
  • Aprender em Redes Colaborativas de Aprendizagem.
  • Conectar-se a outras pessoas ou base de dados para aprender

* TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação/Colaboração

Específicos

Entre os objetivos específicos deste projeto podemos citar:

  • Estimar, experimentalmente, velocidades de lançamentos oblíquos;
  • Avaliar, com base na teoria, o que precisa ser mensurado para a determinação de uma dada grandeza física;
  • Planejar uma medição física;
  • Refletir criticamente sobre resultados experimentais, com base na teoria estudada (ou que se está aprendendo!).

A Atividade

O grupo (entre 2 e 4 alunos) deve estimar qual o módulo da velocidade de saída de um jato de água (pode ser de um bebedouro do colégio ou de uma mangueira de jardim (neste caso o experimento deve ser documentado em fotos ou vídeo)). Para isso devem discutir, entre si, que grandezas devem ser medidas, como essas grandezas serão mensuradas (metodologia e instrumentos) e implementar a medida para realizar a estimativa.

A discussão pode ser feita entre os integrantes do grupo (presencialmente) e/ou entre os vários grupos (usando os comentários desse texto ou nosso fórum). Pode-se discutir as propostas de execução do projeto com o professor, no horário do apoio ou nos últimos 15 minutos da aula de física.

Os grupos devem publicar (no blogue) um breve roteiro sobre como vão estimar o módulo da velocidade de saída do jato de água. Esse breve roteiro deve, obrigatoriamente, conter:

  • Quais grandezas físicas são importantes para a estimativa da velocidade de lançamento (justificando teoricamente!);
  • Quais os procedimentos que serão utilizados para a medição dessas grandezas, justificando-os;
  • Que instrumentos serão necessários para as medições;
  • Como os dados coletados serão tratados matematicamente (modelo físico utilizado);

Para simplificar as coisas, não faremos a propagação de erros das medidas! Assim, o que teremos é apenas uma estimativa rudimentar desse valor!

É incentivado que os grupos interajam entre si, discutindo as suas propostas (via comentários neste texto ou usando o fórum), criticando-as, mas cada grupo deve elaborar o seu roteiro para publicá-lo aqui no blogue!

Cronograma

  • Até 02 de maio de 2015 d.C, publicar no blogue (aqui) (com o cabeçalho padrão) o roteiro do experimento. (caso não façam essa etapa neste prazo a atividade não será avaliada!)
  • No dia 07 de maio de 2015 d.C, realizar no colégio o experimento para medição dos dados necessários apontados no roteiro! .
  • Até 14 de maio de 2015 d.C, publicar no blogue (aqui) (com o cabeçalho padrão) a estimativa encontrada, com os dados experimentais e uma sucinta discussão de como o resultado foi obtido. Esta publicação deve conter o relato (com fotos) do experimento, com destaque para os procedimentos utilizados!

[Atualização]
Se o grupo fizer algum registro fotográfico do experimento, fineza enviar duas (02) fotos do experimento para apfisica2 arroba gmail com (essas fotos serão utilizadas para a produção de um filme público com todas as fotos desse projeto). Portanto, no campo assunto, identifique a turma, ano de realização do projeto. E, esteja ciente que, ao enviar as fotos você(s) autoriza(m) que as mesmas sejam utilizadas neste filme! Obviamente que este envio é facultativo!
[/Atualização]

Notas

Este projeto terá nota máxima de 3.0 pontos. Até 1,5 pontos para a originalidade e correção física do roteiro e até 1,5 pontos para o resultado final (publicado no blogue dentro do prazo! O processo (aprendizagem) é mais importante que o produto (nota)!

Dúvidas, sugestões e reclamações (nesta ordem) usem os comentários abaixo!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 1201, 1203, 1205, 1207, 2-ano, Projetos-Aprendizagem e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Projeto de Aprendizagem do 2º Ano e etc

  1. Rayane disse:

    prof, dessa vez nao vai ter lista de exercicios do livro nao?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.