Projeto Saltos e Corrida

Introdução

Este é o “Trabalho em Grupo” para a 3º Certificação de Física do 2º ano (turmas 1203, 1205 e 1207) – 2013. Leiam as instruções cuidadosamente e, tendo dúvidas, perguntem antecipadamente ao Professor em sala de aula ou usando os comentários desta entrada.

Pontuação/Certificação

O objetivo máximo deste projeto de aprendizagem é que os alunos, que se envolvam com o mesmo, aprendam física e um pouco de metodologia científica. A despeito disto, o mesmo também será usado para certificar (dar um nota) parcial no 3º trimestre :-)

Pontuação

O projeto/trabalho em grupo está divido em três etapas:

  • Etapa 1 – (Fase Teórica I) – Esta etapa, descrita mais abaixo, valerá até 1,0 ponto.
  • Etapa 2 – (Realização do Experimento) – Esta etapa, descrita mais abaixo, valerá até 1,0 ponto.
  • Etapa 3 – (Fase Teórica II) – Esta etapa, descrita mais abaixo, valerá até 1,0 ponto.

Assim, a nota máxima que um aluno pode tirar neste trabalho é 3,0 pontos. Lembrando que, num mesmo grupo, os integrantes poderão ter notas diferentes! Basta que não participem de todas as etapas!

Objetivos Gerais do Projeto de Aprendizagem

Neste projeto pretende-se que os estudantes possam relacionar os conceitos de centro de massa, energia cinética, energia potencial e conservação de energia com atividades físicas desenvolvidas por eles próprios. Deseja-se também que os mesmos possam pensar estratégias experimentais para verificar (mesmo que com pouco rigor formal/experimental) a interrelação entres esses conceitos.

Objetivos Específicos do Projeto de Aprendizagem

  • Usar o método científico para modelar uma situação problema;
  • Aplicar conceitos físicos para analisar situações cotidianas;
  • Usar recursos de multimídia para documentar e compartilhar descobertas;

Situações Problemas

  • Verificar experimentalmente a influência da redistribuição de massa corpórea (mudança do centro de massa) na altura máxima de um salto vertical;
  • Avaliar a energia cinética (média) numa corrida e avaliar a energia potencial gravitacional média num salto vertical. Verificar, experimentalmente, se estes valores são parecidos e por que?

Descrição do Projeto de Aprendizagem

Os alunos deverão formar grupos (com 3 ou 4 alunos – preferencialmente 4). Em cada grupo, um aluno será o atleta que vai correr e saltar. Os demais alunos do grupo ficarão encarregados de efetuar as medições necessárias para a determinação da energia cinética (fase de corrida) e energia potencial (fase de salto), assim como, das alturas alcançadas nos saltos verticais. O registro (fotográfico ou em vídeo) da corrida e do salto não é obrigatório mas é desejável (câmeras de celular ou dispositivos móveis – tábletes)!

Fase Teórica I – Preparação do Experimento

Os grupos deverão publicar no blogue até o dia 31/10/2013 o roteiro da atividade experimental que será realizada. O roteiro deve ter, obrigatoriamente:

  • Cabeçalho (nomes, nº chamada, turma, ano, colégio e professor);
  • Descrição sucinta do que será medido e como será efetuada a medição (técnica e instrumentos);
  • Como os dados medidos serão utilizados para resolver as duas situações problemas.
  • Referências Bibliográficas consultadas!
  • Uma Licença de Distribuilão (veja aqui como obter uma)

Atenção: Roteiros plagiados de outros grupos serão zerados!
Roteiros publicados fora do prazo por qualquer motivo (blogue fora do ar, lento ou etc) não serão aceitos!

Se o grupo deixar para publicar no final do prazo assume todos os riscos do acesso ao blogue ficar congestionado e não conseguir publicar!

Não serão aceitos envios de roteiros por e-mail, impressos ou quaquer outra forma que não seja a publicação no blogue! Não deixem para descobrir que ninguém no grupo tem senha ou não sabe publicar no último dia!

Realização do Experimento

Na quadra do Colégio (ou no corredor do 2 andar) – (no dia 07 de novembro 31 de outubro – quinta-feira – nos dois primeiros tempos – 7:00h as 8:30h) cada grupo fará o seu experimento previamente planejado. Os integrantes do grupo deverão efetuar as medições que julguem necessário. O Professor, eventualmente, irá registrar em vídeo ou fotos o experimento.

O grupo deve se organizar para que o aluno que for correr e saltar esteja com uniforme de educação física e presente no horário do experimento. Não haverá 2º chamada para esta atividade! O integrante do grupo que não estiver presente no dia do experimento ficará sem a nota desta etapa!

Fase Teórica II

Os grupos deverão publicar no blogue até o dia 14/11/2013 o relatório experimental da atividade. O relatório experimental deverá ter, obrigatoriamente:

  • Cabeçalho (nomes, nº chamada, turma, ano, colégio e professor);
  • Tabela com os dados experimentais organizados e com o número correto de algarismos significativos.
  • Os resultados experimentais, baseados na fase teórica I, já com os cálculos realizados.
  • Referências Bibliográficas consultadas!
  • Uma Licença de Distribuilão (veja aqui como obter uma)

OBS: Se editarem o roteiro em processadores de texto (MSWord ou OpenOffice) salvem como texto puro antes de copiar e colar no blogue!

Referências

  • Física no Esporte – O Prof. Daniel Micha discute algumas situações esportivas a partir de conceitos de mecânica básica numa abordagem didática e acessível aos alunos do ensino básico.
  • Erros e Medidas Física – Texto sobre erros experimentais e como representar medidas físicas
  • Ferramentas de Busca – Vocês devem consultar outras fontes. Mas toda fonte consultada dever ser referenciada na bibliografia das partes teóricas I ou II

Apresentação do Projeto

URL para a apresentação – clique aqui

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em 2013, Física, Projetos-Aprendizagem e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para Projeto Saltos e Corrida

  1. Diego, veja o material sobre algarismos significativos de uma medida e responda se numa medição todos os algarismos são significativos!

  2. natalia21 disse:

    Professor, o link do texto “Erros e Medidas Física” está dando erro, tem como arrumar ou passar o link aqui nos comentários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.