Roteiro para preparo do Forno Solar

Colégio Pedro II – Campus Centro
Prof.: Sérgio
Alunas: Déborah Patrício, nº:05
Letícia Rezende, nº:22
Rayssa Soares , nº:33
Atualmente utilizamos energia elétrica em praticamente todas as atividades do nosso dia a dia, e não vemos que com simples mudanças pode consumir menos energia elétrica e até economizar. Um exemplo disso é o forno solar, que aquece com energia solar. É muito simples de montar e usar.

Materiais Necessários:
Duas caixas de papelão,de tamanhos diferente
Papel alumínio
Papel filme
Cola
Tesoura
Uma fita
Jornal
Fita adesiva
Pincel
3 tampas de Guaraviton(opcional)
1
Como Montar:
As duas caixas de tamanho diferentes precisam estar da mesma altura, então cortamos um pouco da caixa menor, de maneira que ficasse da mesma altura da maior.Também cortamos a tampa da caixa maior de maneira que a menor encaixasse dentro dela.
Depois das caixas já cortadas, pintamos a maior de tinta preta por dentro e por fora, para uma melhor absorção de calor. A menor pintamos de preto somente por fora, pois na parte de dentro revestimos com papel alumínio.
2
Fizemos pequenos suportes para sustentar a caixa menor de forma que as duas caixas não entrassem em contato. No espaço entre as duas caixas colocamos jornal cortado, que atuou como isolante térmico para a caixa menor não perder calor.
Já com as duas caixas devidamente pintadas ,revestidas e posicionadas uma dentro da outra , utilizamos um pedaço de papelão como uma tampa aberta e o revestimos de papel alumínio(para refletir os raios solares).Para regularmos a posição dessa tampa , utilizamos uma fita , amarrada na tampa e a outra parte na caixa , de maneira que pudéssemos regular a abertura dela.
3

Após colocar o recipiente com água dentro da caixa , cobrimos a parte de cima com papel filme.
Para finalizar nosso trabalho , demos “uma cara de forno”. Pintamos 3 tampas de guaraviton , e colamos em nossa caixa , como se fossem os botões do forno.
5
Terminado a montagem é só colocar o forno ao sol e esperar um tempo. O nosso forno alcançou a temperatura de 70° C .

4

 

 

Licença Creative Commons
Roteiro de Relicação Forno Solar de Rayssa, Leticia e Deborah está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Esta entrada foi publicada em 2014, 2104, Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Roteiro para preparo do Forno Solar

  1. Ótima descrição da montagem mas nada sobre a física de funcionamento do forno :-(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.