Atividades e/ou trabalhos escolares propostos com finalidade de aprendizagem
Olá Pessoal,
A primeira lista de exercícios de física está publicada. Vou entregar uma cópia impressa a todos os alunos (patrocínio Colégio Pedro II).
A ideia é que vocês discutam as dúvidas relativas a lista, também, aqui.
As dúvidas devem, sempre e obrigatoriamente, trazer uma contribuição junto com a dúvida.
Exemplo:
Na questão 7, da 1 lista de física 2010, eu já sei que se trata de um problema de velocidade média (esta é a contribuição), mas não tenho ideia de como usar esta informação (vm = Espaço total/Tempo total) para resolver a questão, alguém tem alguma dica (esta é a dúvida)?
Perguntas do tipo: Como se faz a questão X? Não serão respondidas pelo professor.
Espera-se dos alunos um mínimo de pesquisa, estudo e esforço intelectual para que a discussão da lista seja pedagogicamente proveitosa para todos.
Hoje é dia 05/04/2010, a primeira avaliação escrita deve ocorrer no final de abril, logo não deixem para estudar/resolver a lista nas vésperas da avaliação.
Alguma dúvida? Perguntem por aqui!
Respostas a este tópico (publicadas na época do NING)
Gabriel Silva Soares Permalink Responder até Gabriel Silva Soares em 7 maio 2010 at 22:10
vlw professor.
======================== Gabriel Silva Soares Permalink Responder até Gabriel Silva Soares em 7 maio 2010 at 22:17
professor na prova irá cair soma de vetores?
===================
sergiolima Permalink Responder até sergiolima em 7 maio 2010 at 22:27
Não vai cair vetores na prova :-)
Gabarito da lista está aqui:
http://aprendendofisica.pro.br/alunos/media/blogs/1A-cp2-2010/lista…
=========================
Isabela Leoni Permalink Responder até Isabela Leoni em 9 maio 2010 at 12:40 Ola, professor, gostaria de esclarecer algumas duvidas.
A primeira duvida eh na questao 21, letra A. Se caem 3 gotas por minutos, sao 3 gotas a cada 60 segundos, entao seria uma gota a cada 20 segundos, certo? entao por que o senhor colocou no gabarito que V ao quadrado eh igual a 2x10x1? eu sei que essa eh equacao de Torriceli, eu que 2 multiplica as gotas(acerelaracao) e 1 eh a altura. Mas da onde saiu esse 10? O que seria esse 10? Muito obrigada professor, beeijos.
sergiolima Permalink Responder até sergiolima em 10 maio 2010 at 7:15
Opa Isabela… a questão da gota é a 22 certo? Conforme está na equação: v²=2.g.h onde g = a aceleração da gravidade (de queda) da gota que é igual a 10m/s², h = altura de queda da gota. Logo a velocidade foi calculada sem se usar tempo!
E sim, cai uma gota a cada 20s. Logo quando a próxima gota começar a cair, a anterior já cansou de ter chegado ao chão!
=================================
Isabela Leoni Permalink Responder até Isabela Leoni em 10 maio 2010 at 22:58 Sim, eu entendi tudo isso, professor. Mas o que eu exatamente nao entedi foi porque a aceleracao eh 10 metreos por segundo ao quadrado. Beeijos
================================
sergiolima Permalink Responder até sergiolima em 11 maio 2010 at 7:09 Excluir Porque todos os corpos quando caem em queda livre, caem com a aceleração da gravidade g, que vale 10m/s²… capiche?
====================================
Isabela Leoni Permalink Responder até Isabela Leoni em 11 maio 2010 at 8:48 aah sim, agora eu entedi! Obrigada, Professor! Beijos
Isabela Leoni Permalink Responder até Isabela Leoni em 9 maio 2010 at 12:46 Minha segunda duvida eh na questao 23. O senhor colocou na solucao assim: Solucao: Se voce substituir os dados do enunciado, para o caso de aceleracao a = 2/ms2 ele percorrera 44m estando no meio do cruzamento. Fazendo o mesmo como o valor da aceleracao e frenagem ele tera percorrido 34m, parando antes do cruzamento.
Eu tenho que substituir esses valores em que equacao ? Eu tentei e tentei e mesmo assim fiquei com duvidas! Obrigada professor.
========================
sergiolima Permalink Responder até sergiolima em 10 maio 2010 at 7:05
eq. s= s0 + v0.t + at/2 (para a aceleração de 2,0m/s²) e s= s0 +v0.t – a.t²/2 (para a desaleração de 3,0m/s²)
============================
Isabela Leoni Permalink Responder até Isabela Leoni em 9 maio 2010 at 12:56 Na questao 25, quando o senhor explicou no quadro eu entendi, mas depois eu tentei fazer em casa e fiquei confusa. Eu sei que a velocidade da Ferrari em metros por segundo eh 30 e do policial 40 (maxima) e que sua aceleracao eh 1 metro por segundo ao quadrado. Tbem entendi que a distancia da policia tem que ser igual a ditancia da Ferrari mais 600. Entao foi ae que comecaram minhas duvidas. Na equacao : (t+t-40)40/2 = 30t+600 O que significa esse (t+t-40) ? Pronto, essas foram minhas unicas duvidas da lista. Muitissimo obrigada, de novo. Espero nao estar atrapalhando muito. Beeijoos! =============================
sergiolima Permalink Responder até sergiolima em 10 maio 2010 at 7:08 r É a área do gŕafico V X T que é um trapézio. t é a base maior e (t-40) a base menor, 40 é a altura: A = (B +b).h/2
Fim
Professor,cai vetores e as operações com eles ?
Professor, na questão 21 (da torneira), você usou torricelli no gabarito, correto? Eu tentei calcular com a equação horária da velocidade, porém o enunciado não me dá uma v0. Então, eu considerei v0 = 0 e a minha resposta deu errada. Ao olhar no caderno, observei que em sala, você usou a “sorvetão”. Gostaria de saber o porquê e aproveito para pergutar por que a E.H. da velocidade não me deu a velocidade correta. Obrigada.
Tenho outra dúvida, professor. Não sei se posso perguntar duas coisas por vez, mas aí vai: Na prova, caso caia uma questão como a 21, eu poderei usar a equação de Torricelli? Ou terei que adaptar para Equação Horária? Estou muito confusa em relação à estas questões =(
Ana Beatriz, pode cair vetores! não quer dizer que vá cair! Ágatha, como uma gota pode começar a cair que não seja com velocidade inicial zero? Na prova você pode usar qualquer equação física que esteja correta :-) Claro que, as questões poderão ser resolvidas só com o que já aprendemos :-) bons estudos!
Professor, cai Ordem de Grandeza e Notação Científica?
Remember Me
Comentários