Para as discussões e dúvidas específicas de física.
Porque o que gostamos mesmo é de discutir e aprender física :-)
Dúvida enviada peloa Rafael Schiabel
Boa tarde, Sérgio! Estou estudando Lançamentos Horizontais e em um exercício da Vunesp: Uma pequena esfera, lançada com velocidade horizontal Vo (V zero) do parapeito de uma janela a 5,0 m do solo, cai num ponto a 7,5 m da parede. Considerando g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, calcule: a) o módulo de Vo ; b) o módulo da velocidade com que a esfera atinge o solo.
A letra a eu respondi e a resposta é 7,5 m/s, mas a b não respondi. A resposta sei que é 12,5 m/s, mas por quê? Qual a diferença entre estes dois itens?
Se puder me ajudar, agradeço. Abraço!
Olá Rafael,
Desculpe a demora em responder.
Nos problemas de lançamentos em duas dimensões (a partícula move-se em duas dimensões x e y) podemos tratar os problemas independentemente tendo em comum apenas o tempo.
Então como a esfera foi lançada HORIZONTALMENTE, podemos concluir que sua velocidade inicial na VERTICAL foi nula. Assim vamos calcular o tempo que ela levou para chegar ao chão, caindo de uma altura de 5,0 m.
h = g.t²/2 => 5 = 10.t²/2 => t = 1,0s
Neste 1,0 s a partícula se deslocou na horizontal (MU): 7,5 = Vo.t => 7,5 = Vo.1 => =>Vx = Vo = 7,5 m/s.
Para descobrir a velocidade vertical (Vy) com que a bola toca o solo, usamos a eq. da velocidade vertical que é um MUV:
Vy = 0 + 10.t = 10m/s.
A velocidade total da bola é a soma vetorial da componente vertical com a compontente horizontal.
O módulo de V será dado por (pitágoras);
V² = V²y + V²x V² = 10² + 7,5² V² = 100 + 56,25 v² = 156,25 v = raiz quadrada (156,25) v = 12,5 m/s
Espero ter ajudado!
Remember Me
Comentários