2 meses e 20 dias de isolamento social e contando… o que podemos fazer?

Introdução

Estamos em isolamento social e com suspensão das aulas presenciais desde o dia 16/03/2020. Desde o dia 19/03/2020 o Colégio Pedro II decidiu não acolher a educação a distância como política de mitigação da crise sanitária pela qual estamos passando. Naquele momento não tínhamos clareza sobre a duração do isolamento social.

Hoje, 05/06/2020, temos clareza que não será seguro voltar à educação presencial antes de setembro e mesmo após o retorno teremos que, pelos próximos dois anos, voltar ao isolamento social devido a novas ondas de contaminação da covid-19.

O que podemos fazer?

Gestores, Professores e Estudantes podem fazer muito mais do que só cruzar os prazos e esperar a crise passar!

A primeira coisa (e a mais importante) que todos nós (gestores, professores e estudantes) precisamos fazer, como nos indica o Professor Larry Ferlazo é sermos generosos com todos os envolvidos com a Escola e com nós mesmos! Se você não consegue se concentrar e estudar, não se culpe! Se nem todos os seus professores podem produzir materiais durante a pandemia pense que eles podem, também, estar com dificuldades de organização (filhos pequenos, pessoas que precisam de seus cuidados, etc) ou de outra natureza. Exercite a alteridade! Se na sua casa, às vezes, as pessoas ficam um pouco estressadas, entenda que vivemos tempos atípicos e estressantes!

Para os estudantes, continuo recomendando aquilo que falei em abril/2020: se puder, crie rotinas diárias de aprendizagem. O diagrama abaixo (da prefeitura de Macaé) te dá uma visão do que estou falando! Não precisa ser “matéria da escola“. Você pode se interessar em aprender sobre o que passa no noticiário e afeta a sua vida ou da sua família! Você pode se interessar por tentar entender o mundo atual, as questões que estão na ordem do dia, sua saúde, etc! O importante é tentar manter hábitos de aprendizagens!

Mantenha Rotinas

E para não tornar este texto muito grande eu deixo uma última sugestão para os estudantes! Tente fazer um diário de suas aprendizagens! O que funciona para você! O que não funciona! Quanto tempo você consegue se concentrar para aprender! Registre suas estratégias de estudo ou aprendizagem nestes tempos atípicos.

Não se preocupe com a tecnologia! Pode ser um caderno, um bloco de papel, um blogue, um perfil em mídia social. Nem precisa ser público! Apenas exercite o hábito de pensar, fazer e registrar seus hábitos de aprendizagem! Se quiser saber mais sobre esta estratégia de ter um “portifólio de aprendizagem” pesquise sobre portifólios na educação.

Fiquem bem! Protejam-se! Mantenham rotinas de aprendizagem! Sejam generosos com vocês mesmos e com os outros! Vamos ficar todos bem! Essa crise vai passar!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem…

Legião Urbana – Mais uma Vez

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Miscelâneas, Recursos Educacionais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para 2 meses e 20 dias de isolamento social e contando… o que podemos fazer?

  1. CLEIDE ROSA DE JESUS disse:

    Estou procurando aprende com a turma

  2. Raphael disse:

    Que bonito, professor Sergio. Saudades! Espero que o senhor esteja bem. Pois é, tantas dificuldades e ao mesmo tempo uma grande necessidade também de estar cada vez mais próximos. As vezes, o nosso mundo particular é tão nebuloso a partir de nós mesmos que a escola, a troca, o diálogo e o aprendizado orientado têm uma luz poderosa para nos ajudar a descobrir as nossas próprias matérias primas e elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)