Construção de estradas em montanhas

Nome: Luíza Najar – nº22 – Turma: 2106

Descrição:

Na construção de estradas em montanhas, a engenharia prefere pistas com inlinação suave; a estrada contorna a montanha, e não sobe em linha reta. Qual o fundamento desse procedimento, se isso causa um aumento no comprimento da estrada?

Explicação:

Desprezando-se os atritos, um carro que sobe ao alto de uma montanha realiza o mesmo trabalho, tanto subindo por uma pista em linha reta, quanto subindo por uma pista em ziguezague. A razão está na força exigida dos motores do carro para a realização do trabalho, se este é o mesmo em ambos os casos. Se o carro subir em linha reta, percorrerá uma distância bem menor, mas a força exigida do motor do carro será muito maior. Contudo, se o carro subir por uma inclinação suave, percorrerá uma distância bem maior, porém a força exigida do motor será bem menor, por isso a escolha é por estradas que contornem a montanha.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)