Fase Teórica I – Preparação do Experimento

Colégio Pedro II – Campus Centro / Turma:1207

Nomes:      Ana Carolina Macariello – 03

Gabriel Romeo – 12

Julia Rossini – 19

O objetivo deste experimento é avaliar a Energia Cinética (média) numa corrida e a Energia Potencial Gravitacional (média) em um salto vertical, a fim de relacionar tais conceitos com os conceitos de centro de massa e conservação de energia. Para isso, o grupo adotou os métodos de medição descritos abaixo:

1 – Energia Cinética

O grupo delimitará, com uma trena, a distância (s) que o aluno atleta irá correr, enquanto os demais integrantes ficarão encarregados de filmar, com a câmera de um celular, o movimento e achar o tempo (t) que o aluno levou desde o ponto inicial até o final. Tais grandezas serão utilizadas no cálculo da velocidade média (v) do aluno. A massa (m) do mesmo será encontrada ao pesarmos em uma balança, assim aplicando os valores achados na equação:

Ec= mv²/2  (SI)

 2 – Energia Potencial:

Na parede será fixada uma fita métrica, onde o atleta irá pular na frente ou ao lado. Com isso conseguiremos medir a altura (h). Levando em consideração que o valor da gravidade (g) da Terra é 9,8 m/s², usaremos a massa (m) do atleta, que terá se pesado previamente, para encontrarmos o resultado final do nosso experimento. Este cálculo será realizado a partir da seguinte fórmula :

Epg=m.g.h  (SI)

Para verificar experimentalmente a influência da distribuição de massa corpórea na altura máxima do salto vertical, o aluno irá pular verticalmente de 3 formas diferentes, sendo elas: com ambos os braços abaixados, com um braço para cima e com ambos os braços para cima, repetindo o procedimento de medida descrito anteriormente todas as vezes. A cada pulo, o centro de massa irá se deslocar de acordo com o deslocamento do braço. Iremos comparar os resultados da altura máxima alcançada, esperando que as alturas sejam praticamente iguais (considerando as incertezas) nas 3 situações, com a finalidade de provar que se pode adotar como referência qualquer ponto num corpo extenso, já que o centro de massa se desloca junto ao corpo no salto. Portanto, se o corpo se deslocar uma medida x, o centro de massa também terá tal deslocamento x.

Licença Creative Commons
Projeto Saltos e Pulos de http://aprendendofisica.net/rede/blog/fase-teorica-i-preparacao-do-experimento-3 é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em 1207, 2-ano, Atividade, Atividade-Alunos, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem, Relatório. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)