Fase Teórica II – Projeto Saltos e Corrida

Fase Teórica II – Projeto Saltos e Corrida

Grupo:

– Gabriel Gomes / número: 11;

– Gabriel Assis / número: 13;

– Lucas Correa / número: 21;

– Guilherme Coelho / número: 16;

Dados experimentais: A nossa cobaia foi o Guilherme Coelho, cujo pesa 62 kg. Ele realizou duas corridas em uma distância de 388 cm, ou seja, 3,88 m, medida com uma fita métrica.

Então, com um cronômetro, nós marcamos o tempo da corrida.Na primeira tentativa, o tempo decorrido da corrida foi de 1,80 segundos. Na segunda tentativa o tempo foi de 1,99 segundos. Logo o tempo médio foi de aproximadamente 1,90 segundos.

Assim, calculamos a velocidade média, que é a distância percorrida sobre tempo médio (Vm = D / T), chegando a aproximadamente 2 m/s. A partir daí nós temos todas as incógnitas necessárias para calcular a energia cinética do Guilherme, com a equação (Ec = m . v²/2).

Substituindo a massa por 62 kg e a velocidade por 2 m/s, teremos a Energia Cinética igual a 124 joules.

Guilherme também realizou um salto em frente a parede da quadra, a fim de calcular a sua Energia Potencial Gravitacional (Epg = m . g . h). Adotamos a gravidade (g) como 10 m/s² para fins convencionais. Para descobrir a altura máxima atingida pelo Guilherme nós filmamos seu salto e capturamos o momento certo. Através dos quadrados na parede nós pudemos localizar o ponto mais alto do pulo e medir, com uma fita métrica, a altura dele. Assim, chegamos a altura de 0,135m e substituímos na equação. Substituindo os valores temos a Energia Potencial Gravitacional correspondente a 2,7 joules.

A partir do experimento percebemos que há energia envolvida em todo movimento que fazemos, desde correr até levantar uma xícara. Também conseguimos um melhor entendimento das equações e como elas se relacionam com a física do movimento, além adquirir uma melhor compreensão da física e a energia no universo. NOTA: Todas as aproximações de valores foram feitas em prol do conforto dos cálculos e entendimento do exercício.

 
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 3.0 Brasil.

This entry was posted in 1203, 2-ano, Projetos-Aprendizagem. Bookmark the permalink.

One Response to Fase Teórica II – Projeto Saltos e Corrida

  1. Olá Pessoal

    Num experimento deve-se usar g =10 m/s² ? Vocês acham razoável que uma pessoa tenha pulado só 10 cm de altura?

    Mesmo que a análise dos resultado necessitasse de alguma aulas a mais, a análise da razoábilidade dos dados é necessária!

    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.