Olá pessoal, segue aqui uma pequena nota “fora do tópico” desse blogue, mas necessária!
Há um buchicho de que as centrais sindicais estão chamando uma paralização dos servidores públicos federais para quinta-feira dia 11/07/2013. Parece que o sindscope chamou uma assembleia para deliberar sobre a adesão ou não a esta paralização.
A pauta é tão dilatada, desconexa e utópica que fico até constrangido de reproduzí-la aqui:
“As centrais sindicais reivindicam a redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, 10% do PIB para a educação pública, “verbas públicas só para o setor público”, 10% do orçamento da União para a saúde pública, transporte público de qualidade, tarifa zero, auditoria nas grandes obras públicas, reforma agrária, suspensão dos leilões de Petróleo, redução dos juros, além de veto a Projeto de Lei ’4330′ que institucionaliza as terceirizações”
Eu acho que temos que fazer uma reflexão mais séria sobre a “reinvenção da política e da democracia”, convido vocês a leitura dessa longa e densa análise das manifestações que assolaram o Brasil em junho de 2013, feita pela sempre brilhante Marilena Chauí:
“(…)Justamente porque uma nova possibilidade política está aberta, algumas observações merecem ser feitas para que fiquemos alertas aos riscos de apropriação e destruição dessa possibilidade pela direita conservadora e reacionária.”
Antes de aderirem ao “oba oba” das manifestações por tudo leiam o artigo da Marilena Chauí (clique para ler o artigo)!
Diante dos fatos e dos argumentos apresentados nesse artigo EU, não irei aderir a essa paralização. Estarei na Escola normalmente. Não quero ser, também, mais realista que o Rei.
Não irei trabalhar “matéria nova” (toda matéria desse ano vai do século XVII ao XIX, só matéria velha :-)] nem farei nenhuma avaliação. Quem quiser tirar dúvidas da matéria, estarei na Escola para isso.
Por enquanto é só!
Humm… A idéia da assembleia da seção sindical é argumentar, debater, decidir , não é? Como, então, tu vais te abster de levar esta discussão com os teus pares e tomar a decisão de forma individual?
Bjss
Opa Su,
Num mundo perfeito a Assembléia seria para argumentar, debater, etc… No mundo real a assembléia terá uns 25 gatos pingados (de 1000 servidores, talvez uns 400 sindicalizados) com a posição fechada da diretoria e vão tratorar qualquer um que argumente diferente.
Bem vinda ao mundo real :-(