Projeto de Aprendizagem #2- Roteiro

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Professor: Sérgio Lima Turma: 2106
Grupo: Alexandre Borges nº1
Julia Rossini nº19
Larissa Costa nº20
Romulo Rabetine nº33

Roteiro – Projeto de Aprendizagem #2
Este projeto tem como objetivo estimar o módulo da velocidade inicial de um jato d’água e se trata de um lançamento oblíquo. O grupo decidiu trabalhar com o jato de um bebedouro e sugeriu como grandezas físicas necessárias a aceleração, o deslocamento e ângulo, que os vetores possíveis de se medir considerando nosso contexto.
Primeiramente, utilizaremos uma régua escolar com a finalidade de medir a altura máxima vertical alcançada pelo jato d’água. Depois, apoiaremos o transferidor de 180º na base do bebedouro para que possamos medir o ângulo entre esta e a saída de água.
Diante das informações que obtemos através dos processos apresentados anteriormente (alcance máximo e ângulo) e considerando a aceleração da gravidade (g= 9,8 m/s²), o grupo concluiu que dos modelos físicos aprendidos em sala de aula, necessitaremos de apenas da fórmula abaixo:

 

 

Onde H= alcance máximo;
Vo = velocidade inicial;
Θ (teta) = ângulo formado entre a base e a saída do jato;
g= 9,8 m/s²
Logo, teremos apenas a velocidade inicial como incógnita que será calculada pelo grupo através de uma calculadora e encontraremos assim uma estimativa rudimentar da mesma!

Esta entrada foi publicada em 2106, Atividade-Alunos, CP2, Experimentos, Física, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.