Projeto Leis de Newton – Roteiro

Roteiro Experimental

Nomes:
Beatriz Espirito Santo – nº6
Jaqueline Alves – n º 20                                Turma: 2104
Karina Karmirian – nº 22
Marcella Lustoza – nº 24

Para a realização deste experimento e a obtenção de seu objetivo, ou seja, o coeficiente de atrito por deslizamento, utilizaremos os seguintes materiais e instrumentos:

– Os blocos A e B (cada um com suas devidas massas, disponíveis no laboratório)

– Fio de Nylon (será nossa corda inextensível, que ligará os blocos, passando através da roldana)

– Fita métrica (para medir o deslocamento)

– Cronômetro (para calcular o tempo do deslizamento do bloco B)

– Fita crepe (para marcar este movimento)

– Balança (para pesar as massas dos blocos)

– Roldana (para a montagem do sistema)

– Cadeira (para interromper a queda do bloco A)

Assim, as variáveis a serem medidas serão o tempo, as distâncias, as forças atuantes sobre os blocos, a velocidade, aceleração e as massas dos blocos.

Os procedimentos para a realização do experimento serão:
Primeiramente, anotaremos o valor das massas dos blocos A e B. Após feito isso, uniremos os dois blocos com o auxílio do fio de nylon, e montaremos o sistema, utilizando para isso, a roldana.

Em seguida, marcaremos os pontos iniciais dos deslocamentos de B (horizontal) e de A (vertical), assim como a altura existente entre o bloco A e a cadeira. Depois, marcaremos o tempo que o sistema leva pra se completar no cronômetro, ou seja, a alteração na altura de A e o movimento horizontal de B. E novamente, marcaremos os pontos finais dos movimentos com a fita crepe.

Finalmente, calcularemos indiretamente o coeficiente de atrito, aplicando as fórmulas necessárias para obtê-lo, tal como a fórmula da força de atrito:
Fat = μ . N

Como não há necessidade de uma exatidão maior, adotaremos que os fios utilizados são inextensíveis e sem massa, que a roldana tem massa desprezível e a aceleração da gravidade e de 9,8m/s².

Para diminuirmos a possibilidade de erros, e aumentar a exatidão do experimento iremos realizar a medição dos mensurados pelo menos 3 ou 4 vezes. Por utilizarmos de materiais que não são perfeitos haverá erros sistemáticos, e iremos registrar essas incertezas derivantes da demora para apertar o botão no caso do tempo, e na imprecisão da medida da distância. Nos dois casos essa incerteza será a menor medida do instrumento.

 

Esta entrada foi publicada em 2104, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)