Colégio Pedro II – U.E. Centro
Turma 2108
Ardoanes Santos Negrão 4
Victoria Pereira Baptista 33
Yasmin Chebabi 34
Yasmin Lana Marie 35
Instrumentos Necessários:
 – Barbante
 – Roldana
 – 2 blocos de massas diferentes
 – Balança
 – Trena
 – Cronômetro
Procedimentos:
 Primeiramente, pesaremos os blocos. Montaremos o sistema de forma que o bloco de maior massa (A), distando h da superfície, ficará suspenso pelo barbante, que passará por uma roldana, enquanto o outro, de menor massa ( deverá permanecer na mesa com distância maior do que h da roldana. Tracionado pelo barbante, o bloco B será arrastado pelo A. Este chega à superfície, enquanto o bloco B continua o seu movimento por distância x devido à sua inércia.
 deverá permanecer na mesa com distância maior do que h da roldana. Tracionado pelo barbante, o bloco B será arrastado pelo A. Este chega à superfície, enquanto o bloco B continua o seu movimento por distância x devido à sua inércia. 
Medição das Variáveis:
 A massa dos blocos será medida pela balança.
 O tempo em que B percorrerá a distância x será medido através do cronômetro.
 As distâncias h e x serão medidas pela trena.
 O coeficiente de atrito cinético será medido através da equação: 
 µk = mA . H / (mA + m X + mB . H
 X + mB . H
 Outras equações fisicas serão utilizadas na medição de força resultante dos blocos, velocidade, aceleração entre outros.
Incertezas:
Às medidas serão adicionadas suas incertezas. As medidas indiretas, por sua vez, levam consigo as incertezas de cada uma das variáveis que as compuseram, exigindo, para o cálculo das suas incertezas, a fórmula d(a/b) = [da/a + db/b] . [a/b], sendo a e b as variáveis e da e db suas respectivas incertezas. Diante dos valores das incertezas de cada medida, soma-se ou diminui-se do valor da medida.
 
			 
							



