Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2012.
Colégio Pedro II – Campus Centro
Grupo: Dominique Santos – nº 07
Ítalo Martins – nº 13
Lucas Macedo – nº 18
Natasha Lima – nº 23
Su Li Hang – nº 28
Turma: 2108 Professor: Sérgio
Material: – 2 Caixas de Papelão de Tamanhos Diferentes.
– 2 Folhas de Papelão
– Rolo de Papel Alumínio
– Vidro
– Super Bond
– Cola Branca
– Grampeador
– Durex
– Jornal
– Tinta Preta PVA Fosca
– Faca
– Pedaço de Arame
– Panela
– Água
Montagem: Primeiro pegamos a caixa maior, cortamos a tampa e forramos a parte de dentro da caixa com o papel laminado. Pegamos esta caixa e colocamos jornal na parte de dentro. Após este procedimento, pegamos a segunda caixa, a menor, e, sem cortar a tampa, forramos a parte de dentro, também com papel alumínio. Depois de forrada, colocamos a caixa menor dentro da caixa maior, em cima do jornal, para que não houvesse contato entre as duas caixas. E também colocamos mais jornais em volta, para facilitar, posteriormente, a condução de calor que ocorrerá. Dobramos a tampa da caixa menor para fora, de forma que ela encostasse na parte superior da caixa maior. Com a sobra da tampa, pegamos uma faca, e marcamos o limite da sobra, para que ela pudesse dobrar novamente para poder prendermos uma caixa a outra com grampeador. Assim é finalizada a base. Logo após, pegamos uma folha de papelão e cortamos no tamanho do “chão” da caixa menor. Ela servirá como um tabuleiro. Pintamos essa tabua de preto e colocamos sobre o fundo da caixa menor.
Para fazer a tampa pegamos uma folha de papelão e colocamos sobre a base. Marcamos as sobras da tampa com a ponta de trás de uma faca, para assim facilitar a dobragem. Dobramos as bordas para que ficasse no formato de uma tampa, grampeamos e colocamos durex para fixar melhor. Marcamos os limites da caixa de dentro e cortamos a tampa, para que tivéssemos uma aba na tampa, exatamente do tamanho da caixa menor. Cobrimos a parte de dentro da tampa com papel alumínio. Levantamos a aba da tampa e deixamos ela inclinada, colocando um pedaço de arame, em formato Z, para dar suporte. Colamos o vidro no lugar da tampa na parte onde a aba ficou inclinada, para podermos fechar a caixa por completo e fazer uma simulação de efeito estufa lá dentro. Pintamos a caixa e a tampa de preto para finalizar. Para a testagem utilizamos uma pequena panela, com água dentro, para podermos medir a variação de temperatura.
Temperatura Inicial: 23,5ºC
Temperatura Final: 41ºC
Variação de Temperatura: 17,5ºC
Tempo Inicial: 12h 44min
Tempo Final: 15h 20min
Variação de Tempo: 2h 36min
Temperatura Ambiente do dia 23/10/12: 26,5ºC
Media de Aquecimento: aproximadamente 6,73ºC/h
f(t) = 6,73t + 23,5ºC
Substância: Água
Direitos Autorais: O projeto é uma replica de um forno solar realizado por Dominique Santos, Ítalo Martins, Lucas Macedo, Natasha Lima e Su Li Hang, para a aula de física do ano de 2012, no Colégio Pedro II – Campus Centro. A utilização(não comercial) do projeto, após a apresentação, é autorizada ao professor Sérgio Lima, dentro ou fora do Colégio Pedro II. Toda e qualquer modificação ocorrida neste projeto é de responsabilidade dos alunos citados acima.
Faltou discutir a física de funcionamento do forno.