Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro

Professor: Sérgio Lima            Turma: 2104

Grupo: Anna Maués           nº5

Bruno Bernhardt  nº8

Stefany Scaler        nº31

Yuri Sousa               nº36

Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo utilizará tanto grandezas físicas escalares como vetoriais,  sendo elas o comprimento, a velocidade e a aceleração. À principio, o grupo sugeriu utilizar também outra grandeza física, o tempo, mas sua medição seria complicada .

Diante disto, como se tratará de um lançamento oblíquo, o grupo irá posicionar com a ajuda de um esquadro* o jato da mangueira sob um angulo de 45º com o chão, uma vez que o trabalho matemático com tal angulo se torna mais prático. A partir disto, iniciado o jato de água, o grupo irá medir o alcance máximo em  que o jato obteve utilizando uma régua milimetrada. Para a aceleração, o grupo utilizará o módulo da aceleração da gravidade [9,8 m/s²].

* Em um  esquadro, um dos seus  lados possui 45º e por ser um objeto grande, pode ajudar na maior precisão quanto à angulação!

Coletadas as medidas, o grupo irá descobrir uma medida aproximada do módulo da velocidade de saída do jato de água da mangueira, utilizando a fórmula para o Alcance Máximo simplificada que aprendemos em aula:

onde x será o Alcance Máximo (obtido pela medição com régua) e θ (teta) é igual à 45º e g= 9,8m/s² !

Daí encontraremos uma estimativa rudimentar”  da velocidade inicial que queremos descobrir!

 

 

Esta entrada foi publicada em 2011, 2104, CP2, Física, Projetos-Aprendizagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas para Roteiro do Projeto de Aprendizagem #2

  1. Pingback: Rede Social do Aprendendo Física | Blog | Relatório do Projeto de Aprendizagem #2

  2. Obrigada, professor! Já corrigi o texto!

  3. Opa Maués,

    Após fazer o loguin no blogue vá para o seu texto. Abaixo do título aparece “Edit this entry”. Clique para editar o texto.

    abs

  4. Professor! Gostaria de corrigir um erro que não me atentei ao publicar:
    Stefany Scaler nº 31 e não 32 conforme escrito!

  5. beatriz disse:

    ah,sim!entendi!
    vlw professor!
    =D

  6. Opa Beatriz,

    A velocidade inicial pode ser decomposta em compontente vertical da velocidade (inicial) e componente horizontal da velocidade.

    A posição da molécula dágua (no nosso problema específico) pode ser decomposta, em cada instante, num deslocamento horizontal e num deslocamento vertical!

    Reparou que eu separei velocidade e deslocamento? Cada um deles se divide em duas componentes! E, obviamente, cada um desses deslocamentos (horizontal e vertical) se relaciona com cada uma daquelas velocidades (horizontal e vertical).

    abs

  7. beatriz disse:

    Professor,
    dizer que “As grandezas físicas que decompõem a velocidade inicial são a velocidade vertical, a velocidade horizontal e a distância entre o ponto de saída e o ponto máximo”, estaria correto???

  8. Simples, correto e direto. Se for possível registrem o experimento com imagens (pode ser do celular). Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)