Componentes do grupo
Gabrielle Alves – nº 9
Giovanna Brevigliero – nº 11
Sofia Alves – nº 33
Turma
1205
Colégio Pedro II – Campus Centro
Professor: Sérgio Lima
Disciplina: Física
2º ano E.M. – 2013
- Dados utilizados no trabalho
Altura da atleta: 1,64m
Altura do pulo da atleta com um braço esticado: 2,25m
Altura do pulo da atleta com os dois braços esticados: 2,34m
Altura do pulo com o corpo equilibrado: 2m
Massa da atleta: 49kg
Tempo da corrida: 3s
Distância: 13,6
- Cálculos feitos a partir dos dados enunciados acima
VELOCIDADE MÉDIA: ΔS/Δt = 13,6/3 = 4,6m/s
ENERGIA CINÉTICA: mV²/2 = 49×4,6²/2 = 49×21,16/2 = 518,42J
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL (do salto com um braço levantado): mgh = 49x10x0,61 = 298,9J
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL (do salto com os dois braços levantados): mgh = 49x10x0,7 =343 J
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL (do salto com o corpo equilibrado): mgh = 49x10x0,36 = 176,4J
OBSERVAÇÃO: A altura utilizada no cálculo das energias potenciais gravitacionais é resultado da diferença entre a altura de cada salto previamente descrito com a altura da atleta.
- Como os cálculos das medidas foram realizados e quais as incertezas de tais medidas?
Infelizmente não dispomos de instrumentos de exatidão no mundo que possam calcular com tal perfeição as grandezas aqui colocadas. Em diversos casos, como por exemplo no caso do cálculo da velocidade média, houve a questão da divisibilidade imperfeita entre números que pode aparecer na Matemática. Com isso, o cálculo da energia cinética também foi comprometido, já que foi utilizada uma aproximação dos valores. Nesse caso, as incertezas, tanto do salto, tanto do pulo, são de 0,05m, como explica o texto sobre Incertezas no mundo da Física.
- O resultado das medidas pode ser escrito com qualquer quantidade de algarismos?
A quantidade de algarismos utilizada influencia diretamente na questão da incerteza. A aproximação de um número proveniente de uma divisão imperfeita causa diferentes quantidades de algarismos. Para uma padronização o ideal seria o consenso entre as partes envolvidas para que, pelo menos naquele grupo, o número adotado fosse coerente.
Para o grupo, a representação mais adequada é a notação científica, uma vez que essa é capaz de expressar grandes números com precisão graças à potência. Exemplo: 6×10²³ (constante de Avogadro, utilizada na Química).
- Os valores de energia cinética e energia potencial são muito diferentes?
Sim, uma vez que os valores adotados para cada fórmula possuem bastante diferença entre si. Além disso o fato da velocidade ser elevada ao quadrado no primeiro caso faz com que a diferença entre os valores finais seja maior ainda.
- Este resultado era esperado? Justifique.
O fato da fórmula da energia cinética possuir uma fórmula em que uma das incógnitas está elevada ao quadrado trouxe ao grupo o pressuposto de que o valor final dessa seria superior em relação à segunda. Além disso, houve também a suposição de que pelo fato da energia cinética estar relacionada a um movimento direcionado para frente haveria a necessidade de mais força do corpo para a realização dessa ação, o que geraria um valor superior à energia potencial, que está armazenada no corpo para ser utlizada em casos de movimento.
BIBLIOGRAFIA:
Para definir energia potencial gravitacional
Roteiro II – Corrida e Saltos de G. Alves, G. Brevigliero e S. Alves é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.