Colégio Pedro II – Centro
Nomes: Gabriel Damasceno nº10
Rubens Correa nº28
Vitor Lopes nº32
Turma 1203
Professor Sérgio
Fase Teórica I – Preparação do Experimento
No primeiro experimento, os saltos serão feitos de duas formas, um salto com os braços colados ao corpo e outro salto com os braços paralelos ao chão. O salto será realizado perto da parede e nela será colocada uma trena. Os saltos serão filmados para melhor precisão da altura alcançada pelo aluno.
Após os saltos, calcularemos a energia potencial gravitacional dos dois saltos e compararemos seus valores. Como no segundo salto o aluno estará com os braços paralelos ao chão, o centro gravitacional do segundo salto será diferente do primeiro salto. Normalmente, o centro gravitacional do homem é no umbigo, mas com o braço levantado, ele se deslocará para cima. Com a comparação verificaremos a influência do centro gravitacional nos saltos.
E p =m.g.h
m -> massa do aluno (medida previamente)
g -> gravidade (consideraremos 9,8m/s²)
h -> altura alcançada no pulo
No segundo experimento, calcularemos a energia cinética do aluno. Para esse experimento precisaremos de uma trena para medir a distância percorrida pelo aluno e um cronômetro para medirmos o tempo. Com a distância e o tempo teremos: d/ Δt = v . Então, substituímos a velocidade na equação:
Ec = mv²/2
m -> massa do aluno (medida previamente)
v -> velocidade do aluno (d/ Δt)
Ao final dos dois experimentos, compararemos a energia potencial do salto com a energia cinética da corrida.
Fonte:Livro “Aprendendo Física” usado em sala de aula
Teórica I – Relatório de Física é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.