Produções

Nesta página vamos organizar as produções (acadêmicas ou não) realizadas neste projeto.

Roteiros Experimentais

Abaixo encontram-se os roteiros experimentais produzidos em 2018 e 2019 pelo projeto PIBID/UERJ/CPII-CENTRO.

Notas de Copyleft

Os roteiros abaixo foram produzidos no âmbito do projeto PIBID-UERJ-CP2Centro, com os bolsistas e o professor supervisor recebendo bolsas da CAPES. Portanto, toda produção do projeto está, exceto indicação explícita em contrário, sob licença de uso e distribuição Creative Commons.

Resumidamente você PODE:

  • Copiar e distribuir o material em qualquer meio;
  • Você pode adaptar o material para qualquer uso;

Sob as seguintes CONDIÇÕES:

  • Você deve dar crédito aos autores, com uma ligação (link) para esta página;
  • Se você remixar ou adaptar você deve distribuir sob a mesma licença;
  • Você não pode criar nenhuma restrição que se contraponha a essa licença.

Para uma descrição mais detalhada do que esta licença permite e suas obrigações, aponte seu navegador para: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt

Grandezas Termométricas

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Bernardo Massaud, Guilherme Mendonça, Giulia Gonçalves e Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

A atividade tinha como um de seus objetivos fazer com que os alunos percebessem a subjetividade do tato com sensor de temperatura. Em um primeiro momento foi requisitado aos alunos que utilizassem as mãos para perceberem diferenças de temperatura.

Em seguida os alunos puderam observar o uso de uma grandeza termométrica (volume) como uma maneira mais objetiva de se estimar temperaturas, usando o termoscópio de Galileu (figura abaixo).

Imagem de um Termoscópio de Galileu
Termoscópio de Galilleu

E, finalmente, foi utilizado o sensor LM35 (com Arduino) para generalizar a ideia que as medições de temperaturas são feitas indiretamente através de medições de grandezas termométricas!

Atividade sobre temperatura Atividade com Termoscópio de Galileu

Pulso numa mola com o Tracker

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Eros Lima, Giulia Gonçalves, Guilherme Mendonça, Vitória Chaves, Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como principal finalidade observar e analisar o comportamento da velocidade de pulsos em uma mola. Para tal atividade foram utilizados filmagens (com celular) de perturbações em molas e o software livre Tracker para estimar, através dos vídeos gravados, a velocidade de propagação de pulsos em molas (vide imagens abaixo).

Alunos analisando Pulsos na Mola com o Tracker Alunos Filmando os Pulsos na Mola

Câmera Pinhole

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Elcio Antônio, Eros Lima, Guilherme Mendonça e Vitória Chaves, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como principal finalidade que os alunos discutissem sobre a óptica geométrica inerente a fotografia básica (“fotografia raiz”). A atividade discutiu o processo de fixação de imagens reais num papel fotográfico e a óptica da câmara de orifício.

Para isso foram construídas câmeras pinholes com latas e as mesmas foram utilizadas para produção livre de fotografias. As fotos foram reveladas (negativo) e o positivo das mesmas produzidas digitalmente com o software Livre GIMP por motivos de custos (redução do uso de papel fotográfico à metade!)

Câmera Pinhole Fotografias feitas com a câmera pinhole

Lei de OHM

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi adaptada (a partir de uma atividade elaborada pelo Professor OSÉIAS DE SOUSA MOURÃO) pelos licenciandos: Elcio Antônio, Eros Lima, Giulia Gonçalves, Guilherme Mendonça, Vitória Chaves e Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como principal finalidade analisar o comportamento dos resistores ôhmicos e compreender as relações de proporcionalidades entre corrente elétrica, tensão elétrica (ddp) e resistência elétrica (além de discutir brevemente sobre a 2º Lei de Ohm).

Para esta atividade foi utilizada uma placa de Arduino Uno(vide figura abaixo), um potenciômetro e uma montagem desenvolvida originalmente pelo Professor Oséias de Sousa Mourão.

Os dados experimentais colhidos na atividade foram tratados numa planilha eletrônica para ajustar a curva U x i. A mesma está disponibilizada após os roteiros.

Alunos na atividade sobre Leis de Ohm Alunos na atividade sobre Leis de Ohm

Roteiros

Planilhas

Lentes

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Bernardo Massaud, Elcio Antônio, Eros Lima, Giulia Gonçalves, Guilherme Mendonça, Vitória Chaves e Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como principal finalidade observar e analisar a formação de imagens em lentes esféricas (e no espelho côncavo). Para tal atividade foram utilizados lentes esféricas, espelho côncavo, vela e um banco óptico.

Estudantes na atividade de formação de imagens nas lentes esféricas de Gauss Estudantes na atividade de formação de imagens nas lentes esféricas de Gauss

Refração

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Bernardo Massaud, Eros Lima, Giulia Gonçalves, Guilherme Mendonça, Vitória Chaves e Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como finalidade determinar o índice de refração do acrílico de duas maneiras distintas e verificar experimentalmente a lei de Snell-Descartes da refração luminosa e também observar o fenômeno de dispersão cromática. Para tal atividade foram utilizados um semicilindro óptico, um transferidor e uma fonte luminosa.

Alunos na atividade experimental sobre refração luminosa Alunos na atividade experimental sobre refração luminosa

Eletromagnetismo

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II – Campus Centro no ano de 2019 com as turmas de primeiro ano do ensino médio. A atividade foi elaborada pelos licenciandos: Eros Lima, Giulia Gonçalves, Guilherme Mendonça, Vitória Chaves e Vitor Amado, com supervisão e orientação do professor Sérgio F. Lima.

Esta atividade tinha como principal objetivo, observar fenômenos eletromagnéticos e a aplicação qualitativa de algumas leis do eletromagnetismo. Para tal atividade, foram montados cinco diferentes experimentos para que os alunos pudessem observar alguns fenômenos eletromagnéticos discutidos em sala de aula.

Experimento de Faraday Motor Elétrico