Mapa Suleado – Região Sudeste

<!–[CDATA[

Primeiro queríamos pedir desculpas ao atraso,
mas foi devido a dificuldade que encontramos para publicar o trabalho.

Bem, decidimos construir um mapa suleado da região sudeste do Brasil, com a cidade do Rio de Janeiro como referencial. Com o auxílio do Atlas do IBGE copiamos o mapa, que não estava cinematicamente adequado para nós, brasileiros. Então, scaneamos o desenho e o invertemos, deixando o sul para cima e o Rio de Janeiro no centro. Colorimos, nomeamos os estados, colocamos a escala segundo o Atlas e também a rosa-dos-ventos na direção certa.

Nos acostumamos tanto a ver o mundo de forma europocentrísta, que ao nos depararmos com o mapa suleado achamos estranho à primeira vista, incomoda um pouco. Mas devia ser esse o mapa adequado de se estudar desde nossa primeira experiência com a cartografia, pois é de acordo com o NOSSO referencial.

]]>

Homem negro de bigode

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Mapa Suleado – Região Sudeste

  1. Anônimo disse:

    raulsilvac@hotmail.comhttp://www.cruzeiro.com.br201.58.94.1832009-12-01 18:04:152009-12-01 22:04:151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Your post must include a link to this post.

How does this work?
Write a response on your own website and include a link to this post. Then submit your response’s URL here. Your response may appear here after moderation. To update or remove it, edit or delete your original post and submit the same URL again. Learn more about Webmentions.