PRD-Centro Outros Visita aos setores administrativos

Visita aos setores administrativos

Visita aos Setores Administrativos

      Nesta semana foi determinado a vista a 3 setores do Colégio Pedro II( CPII) e são eles: a Biblioteca, a Secretaria e o SESOP. Depois da visita a estes setores foram descritos à baixo o funcionamento de cada um deles.

  • A Biblioteca.

Na vista a biblioteca pude observar seu funcionamento, como: atendimento ao público, aquisição, conservação e catalogação do acervo. A biblioteca possui livros didáticos, paradidáticos, literários, estória em quadrinhos, periódicos, assinatura de jornais e revistas científica e cultural, sendo assim, um acervo bem rico em variedades. Os serviços oferecidos são de consulta local, empréstimo para xerox, empréstimo especial, empréstimo entre bibliotecas e empréstimo domiciliar. A consulta local é um serviço apenas oferecido no espaço físico da biblioteca, o empréstimo para xerox é um serviço de empréstimo para xerocar poucas páginas, que pode ser com empréstimo local ou empréstimo especial (que será visto em seguida), empréstimo especial é um serviço de empréstimo de até 3 livros didáticos por todo semestre letivo, empréstimo entre bibliotecas é um serviço de empréstimo entre bibliotecas de diferentes instituições onde possuem regras próprias para este tipo de empréstimo, empréstimo domiciliar é um serviço oferecido onde a pessoa interessada pode retirar até 3 obras e levá-la por até 15 dias para livros em geral e 7 dias para livros de leitura obrigatória e revistas. Todos os empréstimos são feitos mediante inscrição do usuário previamente. É oferecido o serviço de reserva das obras e empréstimo.Todos os livros do acervo podem ser renovados caso não haja suspensão para empréstimo e, também pedido de reserva. A supensão de livros é uma medida utilizada para os usuários que utilizam qualquer serviço de empréstimo e não devolvem os livros na data previamente determinada onde podem sofrer alterações dependendo do tempo de atraso de entrega da obra.

 

  • A Secretaria

Na visita a secretaria foi observado vários serviços deste setor, onde são eles: renovação de matrícula, trancamento e destrancamento; inscrição para concurso de admissão de alunos; matrícula de novos alunos; lançamento de notas e frequência; emissão de boletins; emissão de gráficos de desempenho das turmas; emissão de mapas de notas; participação nos Conselhos de Classe; emissão de Ficha Escolar, Histórico e Certificado de Conclusão; emissão de Guia de Transferência; emissão de Memorandos, Ofícios e afins; emissão de Declaração de Matrícula e de Carga-horária; emissão de atestado de conduta escolar; montagem de turmas; transferência de turma; confecção de cadernetas, galeria de fotos e pasta de alunos; arquivamento de processos de alunos formados, jubilados, com matrícula trancada ou que pediram Guia de Transferência; confecção de Diários; arquivamento dos diários e canhotos de notas; atendimento a pais, alunos e professores; Censo Escolar; Levantamento diversos com relação aos alunos, cadastramento de novos alunos no Sistema on-line da instituição; protocolo, como: pedido de 2ª chamada, isenção de participação nas aulas de Ed. Física, Declarações, 2ª via de caderneta, 2ª via de Certificado e Histórico, revisão de prova, entre outros. Enfim, pude observar que toda vida escolar do aluno é documentada neste setor. Uma observação a ser feita é que, apesar, de estar descrito acima que a secretaria recebe alunos, pais de alunos e responsáveis legais é necessário fazer-se uma ressalva sobre este atendimento, que só é feito, exclusivamente, depois que o aluno e/ou o seu responsável legal e/ou pais passam por uma triagem feita no SESOP( setor que será descrito a seguir).

 

  • O SESOP

Na visita ao SESOP pude notar a importância deste setor na vida escolar do aluno, pois é neste setor onde o aluno é acolhido para resolver qualquer tipo de problema que pode ser escolar ou não. O SESOP funciona como um núcleo de atendimento ao estudante do CPII da seguinte forma, a parte administrativa onde todo o serviço burocrático é desenvolvido, a parte de orientação pedagógica onde o aluno é atendido de fato por orientadores que tem por formação pedagogia e psicologia para atendê-los na maior variedade possível de problemas relacionados com a vida escolar ou no que pode atrapalhá-lo, como conflitos internos entre alunos, dificuldade de aprendizado, algum tipo de deficiência( onde este aluno é encaminhado para outro setor específico que trata deste tipo problema, denominado NAPINE), baixo rendimento, problema de notas, erro no lançamento de notas no boletim, atendimento aos pais e/ou responsáveis legais, alunos com problemas de saúde ou que passa mal na instituição, a participação no Conselho de Classe, atendimento aos professores, dentre outros.

 

* Na visita aos setores administrativos do CPII Campus Centro, pude notar que seu funcionamento é semelhante ao da minha Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino, sendo que a única diferença foi no funcionamento da Secretaria Escolar, onde no CPII a secretaria, normalmente não atende alunos, pais de alunos e/ou responsáveis legais, no entanto, nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino a secretaria atende a todos que ali procuram para resolver qualquer pendência ou outro tipo de problema ao qual este local seja o responsável, sendo assim, a Secretaria Escolar da Rede Estadual de Ensino é um setor independente no que tange o atendimento externo e interno no âmbito escolar.

1 thought on “Visita aos setores administrativos”

  1. Olá Mara,

    Há paralelos entre estes setores do CP2 e algum setor na sua Escola?
    Você identifica, nestes setores, algo que poderia ser melhor?
    Esta atividade de visita a estes setores é útil na sua formação docente? Por que?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post