PRD-Centro Atividade Docência Atividade de Preparação de Aula no Lab. de Informática

Atividade de Preparação de Aula no Lab. de Informática

Introdução

Aulas de física no laboratório de informática devem ser interativas e ativas, isto é, os alunos devem interagir com um software/simulação e, através da experimentação/interação com o mesmo, construírem conceitos ou conhecimentos sobre um determinado tema.

Isso pode ser feito de vários modos. Um dos mais efetivos é o Professor escolher um aplicativo, definir um objetivo pedagógico e, em função destes, elaborar um roteiro de atividades para que a aula no laboratório possa ocorrer.

Um exemplo disso foi uma aula usando o Software Modellus (um software de simulação) com o seguinte roteiro de atividades..

Aqui um outro exemplo de roteiro (para ser utilizado com uma animação em java – a mesma se encontra no próprio roteiro).

Atividade de Planejamento

Com base nesta simulação prepare um roteiro de atividade para uma aula de 90 minutos no laboratório de informática, com alunos trabalhando em duplas (ou trios), com as seguinte premissas:

  • A interação dos alunos com a simulação deve levá-los a reforçar as principais caracterísiticas do MU e MUV
  • O roteiro deve ser baseado num comando para que os alunos façam na simulação e uma pergunta que eles possam responder a partir da realização desse comando
  • As atividades não podem ser muito fáceis nem muito difíceis
  • No final os alunos devem fazer uma avaliação da atividade nos 10 minutos finais da aula e, as respostas, devem ser registradas em alguma forma digital.

Publique seu roteiro aqui no Blogue (atividade publicada conta 2h de atividade de docência)!

PS: Nós vamos aplicar este roteiro em sala. Pode ser no Pedro II (terça, quinta ou sábado II) ou na sua escola de origem!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post