Fisica na Pipa

 

A física está presente em diversas atividades do nosso cotidiano.Nas atividades domesticas,no trabalho,e também nas brincadeiras,e de uma delas que vou abordar aqui.

Com certeza,muita gente já se perguntou como a pipa se mantém no ar,mesmo sendo mais pesada que ele.A pipa é feita de papeis finos e possui uma estrutura de varetas que dá forma a ela.

Quando a pipa está em voo,ela interage com o vento;atuando como um defletor deste,e acaba o empurrando para baixo.Esta interação corresponde à força que o vento faz sobre a pipa,e à força que a pipa faz sobre o vento.

Então de acordo com a Terceira Lei de Newton/Ação Reação,essas forças são iguais em intensidade,direção e sentido.E de acordo com a Segunda Lei de Newton/Principio Fundamental da Dinâmica,o modulo dessas forças corresponde à variação de quantidade de movimento de massa de ar,desviada pelo vento /F/=/F/=/ΔQ//Δt.Ou seja, a força que o vento faz sobre a pipa,que a mantém em voo.Podemos considerar como resultante de duas componentes:vertical e horizontal.

A componente vertical levantará a pipa,caso ela tenha intensidade maior que a força da gravidade.No caso de suas intensidades serem iguais,ela terá atingido a maior altura possivel,assim,ela é apenas mantida suspensa no ar.

A componente horizontal,arrasta a pipa para longe quando o empinador solta a linha,ou é equilibrada pela força da mão do empinador quando a linha é presa.

 

 

Guilherme Santos n:11 t:2106

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.