Pontos Nodais – 1º série – 3º trimestre 2019

Material de Estudo para Prova 3º Certificação

Introdução

Keep Calm

Mantenha a Calma e Estude :-)

Pontos Nodais – 1º Série (3º Certificação)

  • 1ª – Propagação Retilínea da Luz e suas consequências e aplicações;
  • 2ª – Leis da Reflexão e suas aplicações (espelhos planos e curvos e formação de imagens);
  • 3ª – Refração Luminosa e suas aplicações (formação de imagem em lentes);

Exercícios de Referência

Os exercícios de referência abordam os conceitos básicos sobre cada ponto nodal. Num mundo perfeito, os alunos que compreenderem a resolução desses exercícios terão um bom desempenho na prova de física! Reparem que, na resolução desses exercícios, alguns conceitos trabalhados ao longo do ano serão necessários! Vocês foram avisados!

Dicas de Estudo

Como estudar Física? Veja uma compilação de dicas aqui. (No terceiro trimestre já era pra ter aprendido, não?).

Como resolver problemas de Física? Existem várias abordagens para esta questão e, possivelmente, você já tem a sua estratégia (e eu gostaria muito de conhecê-la, use os comentários para socializá-la conosco). Para aqueles que ainda não sabem como abordar um problema de física eu compilei alguns passos que podem ajudar (clique para ir para o texto).

Agora é com vocês! Carpe Diem!

Projeto fotografia Pin-Hole – versão 2019

Fotografia PinHole do Pátio Interno do Campus Centro do Colégio Pedro II
Fotografia PinHole do Pátio Interno do Campus Centro do Colégio Pedro II

Fotografia PinHole de uma Classic 500
Fotografia PinHole de uma Classic 500

Fotografia PinHole feita por estudantes (2104-2019)
Fotografia PinHole feita por estudantes (2104-2019)

Objetivos

  • Usar o princípio da propagação retilínea da luz e o estudo de câmaras escuras para fazer fotografia raiz!
  • Aprender física a partir da experimentação;
  • Tentar uma interface entre ciências e artes.

Tarefas para antes do Laboratório

Câmara com lata de leite
Câmara de lata de leite

Tarefas para o dia do Laboratório

  • Colocar o papel fotográfico na câmara;
  • Escolher um objeto (no pátio da escola) para fotografar (Podemos, também, fazer um “safari fotográfico” pelo Campo de Santana!)
  • Retirar o papel fotográfico na sala de revelação e revelá-lo.
  • Fotos secando após revelação
  • Digitalizar* o fotografia (negativo) e usar um filtro para a versão digital final da mesma.
  • enviar o arquivo da fotografia para cp2@sergioflima.pro.br no campo assunto colocar, obrigatoriamente: Nome completo, turma e número da chamada! Objeto fotografado, tempo de exposição do “obturador” e tempo de exposição no revelador

Digitalizar

Podemos usar um digitalizador (scanner) ou aplicativo de inversão preto&branco. Para Android estou usando o Negative Image. Para iOS tente este aqui (não testado): Negative Me Free

Material para Revelação

As dicas abaixo sobre material de revelação são para aqueles alunos (ou leitores do blogue) que desejarem produzir suas próprias fotografias pinhole preto e branco!

Você pode encontrar material para revelação na sua cidade! Eu estou usando o kit de revelação do LabClube: Kit de revelação papel P&B.

Em lojas de material fotográfico você compra o papel fotográfico P&B. Comprei um pacote de 10 folhas (24 cm x 30 cm) que cortei em 12 pedaços de 8,0 cm x 7,0 cm. Assim o pacote gera 120 pedaços de papel fotográfico de 8cm x 7 cm. Tamanho ideal para a lata de leite (e acessível ao bolso).

O LabClube também vende um kit de papel: Kit papel fotográfico P&B

Referências – Inspiração – Outros

Abaixo registro vários endereços web com bastante informação, inspiração e outras possibilidades com as câmaras pinhole.

Orientações de estudo para PFV – 1º série ano letivo de 2018

Introdução

Olá pessoal,

Não existe milagre! As orientações de estudo são as mesmas para todo o ano letivo:

  • Para conceitos e definições: livro texto, anotações do caderno (pra quem fez) e pesquisa em livros textos ou portais de conteúdo na internet!
  • Para compreensão das ideias e fixação dos conceitos: 1) fazer exercícios ou 2) fazer exercícios.

Abaixo os pontos nodais para a PFV de física da 1º série com as respectivas listas de exercícios de referência. Quantos exercícos você deve fazer? Até que você se sinta seguro com os conceitos e suas aplicações!

Pontos Nodais e listas de referência

Aulas para a PFV

Basicamente os alunos trabalharão em grupo na resolução de alguns exercícios selecionados das respectivas listas acima. O professor vai auxiliar tirando dúvidas! Mas serão aulas de exercícios não expositivas! Portanto tragam suas listas de exercícios!

Outros

Não, o que não está nos pontos nodais não vai cair! Sim, compreensão de textos em Pt-BR e dos conceitos será cobrado. Não, não poderá usar calculadora na prova. Sim, você pode fazer outros exercícios da sua conveniência.

E por último mas não menos importante: Praxis Ominia Vincit!

Bons estudos! Desejo sucesso, aprendizagens e aprovação, nesta ordem, para todos!

Oficina de Física das Pipas

Matéria da TV Escola sobre uma Oficina de Física das Pipas para crianças ocorrida no Museu do Amanhã em janeiro de 2019.

Um pouquinho sobre a física das pipas pode ser visto aqui. Uma apresentação rápida com o material preparado para a oficina pode ser vista aqui.

E se você não curte pegar sol, fazer atividade física e aprender “mecânica” com pipas, que tal aprender eletromagnetismo com pipas? Siga esse apontador e descubra como!

E por último mas não menos importante! Nunca solte pipas com cerol ou próximo de pessoas, motociclistas, pistas e seres vivos! Mais informações sobre o risco de soltar pipas pode ser visto, por exemplo, aqui.