2 meses e 20 dias de isolamento social e contando… o que podemos fazer?

Introdução

Estamos em isolamento social e com suspensão das aulas presenciais desde o dia 16/03/2020. Desde o dia 19/03/2020 o Colégio Pedro II decidiu não acolher a educação a distância como política de mitigação da crise sanitária pela qual estamos passando. Naquele momento não tínhamos clareza sobre a duração do isolamento social.

Hoje, 05/06/2020, temos clareza que não será seguro voltar à educação presencial antes de setembro e mesmo após o retorno teremos que, pelos próximos dois anos, voltar ao isolamento social devido a novas ondas de contaminação da covid-19.

O que podemos fazer?

Gestores, Professores e Estudantes podem fazer muito mais do que só cruzar os prazos e esperar a crise passar!

A primeira coisa (e a mais importante) que todos nós (gestores, professores e estudantes) precisamos fazer, como nos indica o Professor Larry Ferlazo é sermos generosos com todos os envolvidos com a Escola e com nós mesmos! Se você não consegue se concentrar e estudar, não se culpe! Se nem todos os seus professores podem produzir materiais durante a pandemia pense que eles podem, também, estar com dificuldades de organização (filhos pequenos, pessoas que precisam de seus cuidados, etc) ou de outra natureza. Exercite a alteridade! Se na sua casa, às vezes, as pessoas ficam um pouco estressadas, entenda que vivemos tempos atípicos e estressantes!

Para os estudantes, continuo recomendando aquilo que falei em abril/2020: se puder, crie rotinas diárias de aprendizagem. O diagrama abaixo (da prefeitura de Macaé) te dá uma visão do que estou falando! Não precisa ser “matéria da escola“. Você pode se interessar em aprender sobre o que passa no noticiário e afeta a sua vida ou da sua família! Você pode se interessar por tentar entender o mundo atual, as questões que estão na ordem do dia, sua saúde, etc! O importante é tentar manter hábitos de aprendizagens!

Mantenha Rotinas

E para não tornar este texto muito grande eu deixo uma última sugestão para os estudantes! Tente fazer um diário de suas aprendizagens! O que funciona para você! O que não funciona! Quanto tempo você consegue se concentrar para aprender! Registre suas estratégias de estudo ou aprendizagem nestes tempos atípicos.

Não se preocupe com a tecnologia! Pode ser um caderno, um bloco de papel, um blogue, um perfil em mídia social. Nem precisa ser público! Apenas exercite o hábito de pensar, fazer e registrar seus hábitos de aprendizagem! Se quiser saber mais sobre esta estratégia de ter um “portifólio de aprendizagem” pesquise sobre portifólios na educação.

Fiquem bem! Protejam-se! Mantenham rotinas de aprendizagem! Sejam generosos com vocês mesmos e com os outros! Vamos ficar todos bem! Essa crise vai passar!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem…

Legião Urbana – Mais uma Vez

Publicado em Miscelâneas, Recursos Educacionais | 1 Comentário

Olimpíada Nacional de Ciências

Olimpíada Nacional de Ciências 2020

A partir de 01/06/2020 começam as inscrições das Olimpíadas Nacionais de Ciências. Por questões óbvias, a primeira fase será totalmente online.

Mesmo que você não se interesse em participar das olimpíadas, há também o Portal do Saber da ONC com materiais de outras edições da olimpíada nacional de ciências, assim como, simulados, quiz e interação com outros estudantes.

Fica então a dica para aqueles estudantes que se interessem por ciência e tenham os meios de acesso a estes recursos.

Se puderem, mantenham hábitos ou rotinas de aprendizagens, não necessariamente de física.Fiquem em casa, cuidem-se bem e dos seus.

Publicado em Recursos Educacionais | Com a tag | 7 Comentários

Podcast durante a Pandemia

Pra quem quiser algo mais leve durante esta pandemia, estou experimentando a linguagem dos podcasts.

Ele está, por enquanto, disponível em três seis canais:

Publicado em 1-ano, Recursos Educacionais | Com a tag | Deixe um comentário

Projeto de Aprendizagem – Medindo o tempo de modo raiz :-)

Por que este texto? Isto aqui é EAD? Leia a nota anti-patrulha!

Premissas Básicas

Um projeto de aprendizagem, como o nome sugere, é uma proposta de trabalho onde, aqueles que se envolvem na realização do mesmo, aprendem alguma coisa!

Repare que a palavra chave aqui é: aprender. Não tem como objetivo nota/avaliação, nem é algo obrigatório!

Quem deveria se envolver com este projeto?
Aqueles que querem ocupar parte do seu tempo ocioso (se você não tem tempo ocioso, por qualquer motivo, este projeto não é para você! E não há nenhum problema com isso!) para manter alguma rotina de aprendizagem!

Objetivos

Objetivos Gerais

  • Aprender a aprender;
  • Aprender numa rede de colaboração;
  • Gerenciar informações (e transformá-las em conhecimento (não em nota!));
  • Compartilhar Conhecimento;
  • Usar tecnologias de comunicação e informação (e o minimalismo tecnológico) em apoio às aprendizagens.

Objetivos Específicos

  • Experimentar o Método Científico;
  • Fazer observações de modo sistemático;
  • Explorar qualitativamente latitude, propagação retilínea da luz e observar movimentos celestes.

O que eu preciso?

Vai depender de qual projeto você deseja se envolver! O comum em todos eles é que você tenha acesso a internet (pode ser de baixa velocidade) e vontade de aprender fazendo.

Um resumão de como qualquer um dos projeto aqui funciona

Sol e Terra estão em movimento (relativo) entre si. Para um observador na Terra, o Sol move-se na esfera celeste de maneira regular e conhecida! A luz proveniente de uma fonte luminosa (Sol) viaja (macroscopicamente) em linha reta e quando encontra um obstáculo opaco (um gnômon) não pode atravessá-lo e produz uma sombra.
Logo esta sombra se move, sobre um anteparo, de modo regular e, um observador paciente, pode usar estes fenômenos naturais para medir tempo!

Mas pera, eu já tenho um relógio!

É o caminho Neo! “Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR o caminho” (Morpheus no filme Matrix)

Nosso objetivo não é medir tempo! [leia novamente, acima, quais os objetivos deste projeto :-)]

Curadoria

A vida é curta para repetirmos estradas :-) Abaixo vou indicar cinco (05) projetos de relógios de sol (indicando o nível de dificuldade). Assim você escolhe aquele que melhor se adéqua ao seu perfil de tempo/interesse/recursos/etc.

Projetos de Relógio de Sol

Algumas questões que você pode investigar com seu relógio de sol (funcionamento e construção)!

  • O seu relógio de sol, fará a mesma marcação, no mesmo horário, ao longo do ano? (Que tal um álbum de fotos (ou um perfil no instagram) para registrar?)
  • Dois relógios de sol idênticos em latitudes diferentes, farão a mesma marcação, no mesmo horário? (Como poderíamos verificar experimentalmente, esta questão, na era da internet?)
  • A necessidade de medir o tempo muda para diferentes culturas ou impacta no nosso modo de vida?
  • Como determinar o Sul Geográfico sem usar uma bússola?

Referências

Outros

  • Você pode usar a bússola do seu celular (caso ele tenha o sensor): Android ou iOS;
  • Caso tenha dúvidas, use os comentários abaixo!
  • Caso construa seu relógio de sol fotografe o mesmo! Publique em alguma mídia social e coloque o link nos comentários. Ou envie a foto, com seus dados para os créditos, para: cp2 arroba sergioflima ponto pro ponto br
  • Caso tenha dicas que julgue úteis para que outros possam fazer seus relógios de sol de maneira mais simples ou dicas práticas de construção, use os comentários abaixo!
  • Tem alguma crítica ou sugestões para este projetinho? Use os comentários abaixo!

PS: Ao longo desta semana vou construir o meu :-). Assim que terminar, publico as fotos dele por aqui!

Publicado em 1-ano, Experimentos, Física, Projetos, Projetos-Aprendizagem | Com a tag , | Deixe um comentário