Roteiro do Trabalho de Física
Integrantes do Grupo:
Lawrence Fernandes – n° 18
Vanessa Cavalcanti – n° 32
Turma: 2104
As grandezas físicas que precisarão ser medidas:
Aceleração – a – m/s
Posição – x e h – m
Tempo – t – s
Coeficiente de atrito cinético – μk
Velocidade – v – m/s
Massa – m – kg (serão pesados os blocos A e B )
Consideremos dois blocos A e B unidos por uma corda inextensível que passa por uma polia de massa desprezível. Quando o bloco A desce uma altura h é detido por uma placa e a corda deixa de puxar o bloco B. O bloco B desliza ao longo do plano horizontal até que pare depois de deslocar-se uma distância X.
A aceleração no sistema formado pelo bloco A e o bloco B unidos por uma corda, será obtida a partir da fórmula:
a = ma - μk . mb . g / ma + mb
Sendo que, a aceleração experimental é aquela que pode ser medida a partir de conhecimentos de cinemática (MUV), pela fórmula:
h = ho + vo.t + a.t²/ 2
E a aceleração teórica esperada, é calculada a partir dos conhecimentos de dinâmica, pela formula ja citada um pouco acima:
a = ma - μk . mb . g / ma + mb
A velocidade do bloco B, no instante que deixa a corda deixa de atuar, cujo v= ”x”m/s emprega-se um tempo de t= “y”s. Com isso, tem-se agora, um bloco com velocidade inicial de v=”x”m/s que desliza ao longo de um plano horizontal com atrito, ou seja, com uma aceleração de sentido contrário a velocidade.
Sua fórmula que alcança depois de deslocar-se h, partindo do repouso é :
v² = 2 ma – μk .mb. g. h / ma + mb
Tendo-se um tempo de t =”y” s quando v= “x” m/s; e seu tempo gasto para parar, t = “z” s, deve-se 0 somar os mesmos para se chegar a um resultado final: o tempo total gasto para deslocar-se ( respectivamente referentes ao bloco B ).
Conhecidos x e h (medidos), e os valores das massas mA e mB (pesadas) podemos determinar o coeficiente de atrito cinético, a partir da fórmula:
μk = ma .h / (ma + mb). x + mb . h
Incertezas:
Massa – Imprecisão da Balança.
Distância – será a incerteza presente no objeto de medição desses deslocamentos.
Tempo – A incerteza presente será a do cronômetro, o tempo perdido em acionar e desligar o mesmo.
Podemos concluir, então, que nesse experimento usaremos da dinâmica das Leis de Newton e da cinemática (MUV) sendo assim, esses conceitos serão muito úteis.