A Física na Cama Elástica

Nome: Mayra Bragança Alves                     n°:28                 Turma:2106

trabalho

Neste feriado, estava ocorrendo uma festa de rua perto da minha casa,havendo muitos brinquedos para a diversão dos presentes,um deles era uma cama elástica, que após ler a proposta do trabalho pareceu se encaixar como exemplo da física no cotidiano.
Este brinquedo despertou a minha curiosidade e me fez considerar duas questões. A primeira é  como  a pessoa  alcança uma altura maior do que se estivesse pulando do chão e a segunda é por que após o pulo, a cama elástica volta ao estado inicial,sem ocorrer deformação permanente.
A primeira questão pode ser facilmente explicada pelo enunciado da 3ª Lei de Newton,para cada força de ação existe sempre uma outra força de módulo e direção iguais ,porém de sentido oposto a força inicial. Ou seja,quando a pessoa está pulando no chão, ela faz uma força F e recebe uma de mesma intensidade, porém impulsionando-a para cima. O mesmo ocorre na cama elástica, porém esta força , que podemos chamar de F1 é bem maior,pois o impulso tomado é mais intenso,pelo fato de o brinquedo se ”movimentar”.
A segunda questão pode ser explicada utilizando os conceitos sobre Força Elástica, uma mola está em repouso,quando aplicamos uma força F na extremidade oposta,esta tende a deformar,depois voltando ao estado inicial. O mesmo ocorre neste brinquedo, inicialmente em repouso pois não existe nenhuma força atuando sobre ele,mas após o impulso tomado pela pessoa ,seria o ato de ”ir para baixo”,a lona elástica (material utilizado para sua a fabricação) se deforma,impulsionando a pessoa pra cima e após isso,volta ao estado inicial,até que ocorra um novo ”encontro”

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.