A Física no Elevador

Nome: Lívia Biagio - nº 17 – Turma 2106

 

 

 

Nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, é difícil não se deparar com edifícios altíssimos. É claro que o uso de escadas não é obsoleto, mas dependendo do andar em que queremos chegar, talvez seja mais rápido e menos cansativo chegar até o nosso objetivo por meio de um elevador.

Qualquer um que já andou de elevador já percebeu que temos a sensação de sermos “comprimidos” contra o chão no momento em que o elevador começa a subir, mas assim que ele começa a parar, sentimos como se estivéssemos nos “desprendendo” do mesmo. Mas qual seria a explicação física para isso, se quando saímos do elevador, tanto nós quanto ele continuamos intactos, sem nenhuma alteração aparente?

 

Explicação:

Para fazer esta explicação, será usada a 2ª Lei de Newton (F=m.a).

Assim que o elevador começa a subir, ele apresenta a aceleração (logo, também a Força Resultante) para cima, o que leva, consequentemente, à Força Normal ser maior que a Força Peso (Fr = Fn-P). Sendo assim, é possível concluir que a reação do chão do elevador exercida sobre nós (Força Normal) é maior, e por isso sentimos como se estivéssemos sendo comprimidos contra o chão.Agora, no momento em que o elevador desacelera, sua aceleração e força resultante estão voltadas para baixo. Deste modo, a Força Peso se torna maior que a Força Normal (Fr=P-Fn). Sendo P maior, Fn tem uma intensidade menor, ou seja, a reação do chão contra nossos pés é menor, dando a impressão de que estamos nos desprendendo dele, como se já não tivesse tanto efeito sobre nós. Na descida, as reações são as mesmas, só que em momentos contrários (P>Fn quando o elevador começa a descida, e Fn>P quando ele desacelera).

Durante o trajeto, há um momento onde parece não haver sensação diferente, e isso seria quando o elevador está se movimentando em uma velocidade constante. Como não apresenta nenhuma aceleração, a Força Resultante é nula, ou seja, a Força Normal é igual a Força Peso. Deste modo, é possível concluir que sentimos apenas a força da gravidade (Peso) e a Normal, estando acostumados com ambas.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.