http://aprendendofisica.pro.br/alunos/media/blogs/1A-cp2-2010/.evocache/america.JPG/fit-80×80.JPG
Escolhemos a America do Sul como ponto referencial para o centro do mapa. Selecionamos a América do Sul pois é o continente em que habitamos e é o que mais conhecemos. Criamos nosso mapa utilizando um mapa-mundi suleado buscado na internet, fazendo algumas modificações para adequá-lo a proposta.
Os mapas suleados devem apresentar o ponto de vista correto para o observador do hemisferio sul, sendo diferente dos mapas tradicionais que tomam como centro a Europa e usam um sistema norteado. Sendo o norte e sul cardeais relativos, mudando para cada observador, no caso desse trabalho em que adotamos o sistema suleado, o sul estara para cima do mapa, ao contrario dos mapas tradicionais, em que os observadores que estao no hemisferio norte, assim considerando o sul para baixo do mapa.
Por isso ao alterarmos o mapa alteramos juntamente os pontos cardeais, invertendo-os e desse modo, adequando-os ao obsrvador do hemisferio sul.
Grupo: André Luis Magalhães Numero:02 Turma:2102
Eduardo Naslausky 06
Gabriel Rodrigues 07
Bibliografia:
– Mapa original retirado do Projeto UpsideDown in http://cultivatedpages.files.wordpress.com/2008/08/upside-down-world-map2.gif. Acesso em maio de 2010