Atividade de Aprendizagem sobre Leis de Newton

 Nome do Grupo :  Amanda  Batista  nº. 01                                        

                                      Fatima Tavares   n.º 10                                       Turma: 2104

                                       Renata Vasconcelos  n.º 26

                                        Virgínia Codá              n.º 34 

 

Neste experimento, utilizaremos dois blocos, uma roldana fixa e um fio.Sendo utilizados uma balança, para medir as massas dos blocos, um cronômetro, para medir o tempo de queda de um deles e uma régua, fita métrica ou trena, q será usada para medir a distância percorrida pelo bloco na horizonal e a altura e que o bloco na vertical se encontrará.
 Os blocos serão denominados de bloco A e bloco B, sendo respectivamente suas massa Ma e Mb, além disso a roldana fixa e o fio permitirão a conexão entre eles, fazendo com que se movimentem.
  Com este sistema ainda em repouso, colocaremos o bloco A sobre a mesa, apresentando um movimento horizontal. Já o bloco B, estará suspenso pelo fio ligado à roldana e seu movimento ocorrerá verticalmente. Com isso, as forças que serão aplicadas sobre o bloco A são peso (para baixo), normal (para cima) e tração (para direita) e sob o bloco B as forças de tração (para cima) e peso (para baixo).
  Todavia, ao soltarmos o bloco B de uma determinada altura ele entrará em movimento e, com isso, acelerará todo o sistema para a direita e para baixo. A partir dai entrará em ação a força de atrito sob o bloco A, visto que ele entrará em movimento. Quando o bloco B atingir o solo, o bloco horizontal continuará a percorrer uma determinada distância até que a sua força de atrito seja maior que a tração ocasionando assim a sua parada. 
  As grandezas físicas presentes neste trabalho serão a força peso que se relaciona diretamente com a massa dos blocos e a gravidade do planeta (P=m.g), além disso, existe o tempo que está relacionado à distância percorrida e por fim há a força de atrito, a qual se relaciona com o coeficiente de atrito da superfície onde o bloco se encontra e a força normal, que neste caso é igual à força peso (Fat = µ.n).

  Fatos que podem ocasionar incertezas:

* O tempo por ser medido através de um cronometro não pode ser exato, uma vez que acionado por nós não ocorrerá exatamente ao mesmo  em que o bloco for solto

*A distância pode ser medida de maneira falha, pois a régua, trena ou fita métrica não são instrumentos exatos.

*Ao arredondarmos as medidas para nosso conforto na hora de fazer os cálculos, tornando-as incertas.

*Desconsiderar certos dados criando uma situação lúdica, como por exemplo, desprezar a resistência do ar, a massa da roldana e do fio.

  Para calcular a aceleração experimental(cinematicamente), é necessário saber o peso da bloco A, a força de atrito e as massas dos 2 blocos.Com isso utilizaremos a fórmula:

a=(mb-ma. µ) .g/ma + mb 

  Para calcular a aceleração esperada (calculada dinamicamente),utiliza a 2ª lei de Newton para um dos blocos:

T- µ(mA.g)= mA.a

ou

mB.g–T= mB.a

  Para calcular o coeficiente de atrito, usa-se a fórmula:
 
µ=(ma.h)/(ma+mb)x + mb.h

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)