Nome do Grupo : Amanda Batista nº. 01
Fatima Tavares n.º 10 Turma: 2104
Renata Vasconcelos n.º 26
Virgínia Codá n.º 34
Neste experimento, utilizaremos dois blocos, uma roldana fixa e um fio.Sendo utilizados uma balança, para medir as massas dos blocos, um cronômetro, para medir o tempo de queda de um deles e uma régua, fita métrica ou trena, q será usada para medir a distância percorrida pelo bloco na horizonal e a altura e que o bloco na vertical se encontrará.
Os blocos serão denominados de bloco A e bloco B, sendo respectivamente suas massa Ma e Mb, além disso a roldana fixa e o fio permitirão a conexão entre eles, fazendo com que se movimentem.
Com este sistema ainda em repouso, colocaremos o bloco A sobre a mesa, apresentando um movimento horizontal. Já o bloco B, estará suspenso pelo fio ligado à roldana e seu movimento ocorrerá verticalmente. Com isso, as forças que serão aplicadas sobre o bloco A são peso (para baixo), normal (para cima) e tração (para direita) e sob o bloco B as forças de tração (para cima) e peso (para baixo).
Todavia, ao soltarmos o bloco B de uma determinada altura ele entrará em movimento e, com isso, acelerará todo o sistema para a direita e para baixo. A partir dai entrará em ação a força de atrito sob o bloco A, visto que ele entrará em movimento. Quando o bloco B atingir o solo, o bloco horizontal continuará a percorrer uma determinada distância até que a sua força de atrito seja maior que a tração ocasionando assim a sua parada.
As grandezas físicas presentes neste trabalho serão a força peso que se relaciona diretamente com a massa dos blocos e a gravidade do planeta (P=m.g), além disso, existe o tempo que está relacionado à distância percorrida e por fim há a força de atrito, a qual se relaciona com o coeficiente de atrito da superfície onde o bloco se encontra e a força normal, que neste caso é igual à força peso (Fat = µ.n).
Fatos que podem ocasionar incertezas:
* O tempo por ser medido através de um cronometro não pode ser exato, uma vez que acionado por nós não ocorrerá exatamente ao mesmo em que o bloco for solto
*A distância pode ser medida de maneira falha, pois a régua, trena ou fita métrica não são instrumentos exatos.
*Ao arredondarmos as medidas para nosso conforto na hora de fazer os cálculos, tornando-as incertas.
*Desconsiderar certos dados criando uma situação lúdica, como por exemplo, desprezar a resistência do ar, a massa da roldana e do fio.
Para calcular a aceleração experimental(cinematicamente), é necessário saber o peso da bloco A, a força de atrito e as massas dos 2 blocos.Com isso utilizaremos a fórmula:
a=(mb-ma. µ) .g/ma + mb
Para calcular a aceleração esperada (calculada dinamicamente),utiliza a 2ª lei de Newton para um dos blocos:
T- µ(mA.g)= mA.a
ou
mB.g–T= mB.a
Para calcular o coeficiente de atrito, usa-se a fórmula:
µ=(ma.h)/(ma+mb)x + mb.h