Integrantes do Grupo: Gabriel Rodrigues nº7, David Lima nº5, Eduardo Naslausky nº6 e Patrick Valle nº29
As grandezas ficicas que presisam ser mediadas são: Peso(blocos A e , Tração da corda, força normal(em , força de atrito(de B na superficie),aceleração(do conjunto),massa(de A e ,velocidade(de A e B durante o percurso),e o tempo(durante o deslocamento dos blocos).
Atrito é produto da força normal com o coeficiente de atrito.
Peso é o produto da massa com a aceleração(Como estamos na terra,será produto da gravidade com a massa).
A força normal se relaciona com o peso do bloco B(pois está ligado a uma superficie plana e sem inclinações, sendo nesse caso específico igual ao peso).
A tração se relaciona ao peso que a corda estará sustentando.
A aceleração depende da força que está sendo feita no sistema e o atrito do bloco que esta em contato com a superficie.
A velocidade se relaciona a distancia percorrida e o tempo do percurso(vm=s/t)
As maiores fontes de erros nas medidas são causadas pela imprecisão dos instrumentos utilizados, podendo alterar assim os resultados ou intao dar valores aproximados à realidade.
Para medirmos a aceleração experimental, precisamos medir a massa de cada um dos blocos, depois observaremos o deslocamento de A com a ação da corda e de B sem ação desta, aplicaremos a formula do coeficiente de atrito e então descobriremos quanto é o valor desse coeficiente. Após isso multiplicaremos a coeficiente de atrito a força normal,assim tendo o atrito que irá se opor ao movimento relativo do sistema. Substituiremos na formula a seguir tendo assim sua aceleração.
mg-T=ma(equação do bloco A)
mg-Fat=ma(equação do bloco
A aceleração esperada será calculada usando as equações de MUV.
Para descobrirmos o coeficiente de atrito, presisamos saber a massa de A e de B; a distancia percorrida pelo bloco A com a ação da corda(que chamaremos de h) e da distancia percorrida por B sem a ação da corda(que chamaremos de x).Depois de conhecidos esses valores aplicaremos na formula abaixo e então teremos o coeficiente de atrito.
M=(ma.h)/(ma+mb)x + mb.h