Atividade experimental de Física

Turma: 2106

Nome: Bruno Cesar – 4

              Lucas Greco – 20

              Mateus Popoff – 25

              Nelio Barroso – 31

              Roberto de Mattos – 33

Grandezas a serem medidas:

A massa de blocos A e B, medida por uma balança;Distâncias que blocos andam, medida por uma régua. Tempo gasto para os deslocamentos(h e x), cronometrados.

Velocidade dos blocos nos diferentes instantes, medidas por equações que relacionam velocidade e outros tipos de grandezas(MUV).

Coeficiente de atrito.

A aceleração do sistema.

Bloco A: Tração e peso.

Bloco B: Normal, força de atrito, peso e tração (antes da traçao parar de atuar).

Como as grandezas se relacionam:
As grandezas físicas se relacionam através de  fórumlas que nos permitem encontrar outras grandezas da situação ou a partir das leis de newton.

Fórmulas do MUV a serem utilizadas:V² = V0² + 2.a.ΔS (Vovó mais 2 anões no triangulo s**ual); S = S0 + V0.t + (a.t²)/2 (Sentado sozinho vi tv até as duas e meia; V = V0 + at (vovô atêu)

Fórmulas de forças a serem utilizadas: P = m.g; Fat = N.μ

Leis de Newton:

1º Lei, Inércia – Quando a soma das forças atuando sobre um bloco for zero, este se manterá com velocidade constante ou nula.

2º Lei, Princípio Fundamental da Dinâmica – Força resultante igual a massa vezes aceleração adquirida, usada para calcular as forças de  peso, atrito, tração e etc.

3º Lei, Ação e Reação. – Para toda ação haverá uma reação de igual módulo e direção, porém de sentido contrário, também sendo usada para achar a tração

Fontes de Erros:
As principais fontes de erros são:

Imprecisão dos instrumentos de medidas, imprecisão nas medidas por erro humano,  arredondamento de dados, para facilitar cálculos, uso de situações ideais
Erros imprevisíveis, que só podem ser corrigidos com a repetição da experiência.

Como medir a aceleração experimental (cinematicamente) e qual a aceleração esperada (calculada dinâmicamente)

Aceleração do sistema, em dois momentos distintos, antes e depois da tração parar de agir sobre o bloco b, podendo ser medida cinematicamente(equações do MUV), encontrando no primeiro momento, enquanto tem tração sobre o bloco b, a = (2.S)/t² e no segundo, quando não tem mais nenhuma tração sobreposta,  a = (Vf.Δt – ΔS)/Δt², sendo ΔS a distância percorrida desde que a tração deixou de existir, Δt o tempo gasto desde que a tração deixou de excercer uma força sobre o bloco e Vf, a velocidade quando a tração deixou de puxar o bloco b,  ou pela dinâmica (2° lei de Newton), contando com as forças que atuam sobre todo o sistema, sendo elas: peso e atrito e normal.

Antes da tração deixar de agir: a = g( ma – mb.μ )/( ma + mb ) e quando a tração para de agir: a = g.μ , sendo “ma” a massa do bloco a(bloco que se movimenta na vertical), “mb” a massa do bloco b(bloco sendo puxado), “μ” o coeficiente de atrito cinético, “g” a aceleração da gravidade e “a” a aceleração do sistema nas duas situações.

 
Como o coeficiente de atrito será calculado  partir dos dados do experimento.

Coeficiente de atrito entre o bloco e o solo, medido pela dinâmica ou pela cinemática, chegando a μ=(ma.h)/[x(ma + mb) + mb.h], sendo h a distância percorrida pelo bloco b até que a tração pare de atuar sobre este e x a distância percorrida desde o momento em que a tração para de atuar sobre o bloco b até o momento que ele para.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)