Atividade Individual de Física

Leonardo de Araújo Guarino      nº:19     Turma: 2104

 

null

 

1 -Certamente você já deve ter brincado no escorrega. Você sobe uma escada, vai até o topo do escorregador e desce pela parte metálica, chegando ao chão com uma determinada velocidade. Mas o que faz com que você adquira velocidade ao longo do percurso? Será que a velocidade máxima depende da altura do escorregador?

2 – Para responder essas e outras perguntas relacionadas ao escorregador, você deve conhecer a Lei da Conservação de Energia. As duas formas de energia que vamos discutir aqui são a Energia Cinética (k = 1/2.m.v2) e a Energia Potencial Gravitacional (Ep = m.g.h). A Energia Cinética é uma  energia que está relacionada ao movimento de translação de um corpo. Se algum corpo estiver situado a uma determinada altura em relação a um ponto de referência, esse possui Energia Gravitacional.

Então, quando você chega ao topo do escorregador, possui Energia Potencial. À medida que você desce pela rampa, adquire Energia Cinética. Se não houvesse atrito, poderíamos utilizar a Conservação da Energia Mecânica e teríamos: Ec = Ep. Mas o caso real não é bem assim, pois há a força de atrito entre você e o brinquedo. Interessante: a força de atrito, neste caso, aparece como o calor que aquece as partes do corpo que estão em contato com o escorrega.

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.