Nome: André Luiz Lourenço Magalhães Nº: 02 Turma: 2102
O avião a jato é um dos exemplos mais atuais da terceira Lei de Newton. A turbina do avião capta o ar pela parte da frente, onde este ar é pressurizado. Quando este atinge um nivel elevado de pressão, é misturado ao combustivel do avião (geralmnte a querosene). Desse modo, ocorre combustão, produzindo um jato de gases quentes.
A aceleração no eixo da turbina, causada por este jato de gases, faz com que mais ar seja sugado pela parte da frente e maior seja a pressão do ar. E quando a força exercida pelos gases quentes para trás é maior que a força de atrito nos rolamentos das rodas do avião, este começa a se mover para frente, provocando o movimento do avião.
Ou seja, um avião a jato funciona da seguinte forma: o gás, produzido nas turbinas, é expelido pelo avião, para trás, desse modo, estes esercem uma força pra trás do avião, e de acordo com a terceria Lei de Newton, toda ação tem uma reação, uma força contrária a força exercida pelos gases da turbina, faz com que o avião se movimente para frente.