Avião a jato e a terceira Lei de Newton

Nome: André Luiz Lourenço Magalhães        Nº: 02                Turma: 2102

 

O avião a jato é um dos exemplos mais atuais da terceira Lei de Newton. A turbina do avião capta o ar pela parte da frente, onde este ar é pressurizado. Quando este atinge um nivel elevado de pressão, é misturado ao combustivel do avião (geralmnte a querosene). Desse modo, ocorre combustão, produzindo um jato de gases quentes.

A aceleração no eixo da turbina, causada por este jato de gases, faz com que mais ar seja sugado pela parte da frente e maior seja a pressão do ar. E  quando a força exercida pelos gases quentes para trás é maior que a força de atrito nos rolamentos das rodas do avião, este começa a se mover para frente, provocando o movimento do avião.

Ou seja, um avião a jato funciona da seguinte forma: o gás, produzido nas turbinas, é expelido pelo avião, para trás, desse modo, estes esercem uma força pra trás do avião, e de acordo com a terceria Lei de Newton, toda ação tem uma reação, uma força contrária a força exercida pelos gases da turbina, faz com que o avião se movimente para frente.

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.