caminhando.jpg

Nome : Fatima Tavares Alves  – nº 10

Turma: 2104

O ser humano desde a sua existência vê o ato de caminhar como uma atividade simples e comum, porém ela é muito mais complexa do que se imagina. A parti disso, podemos nos perguntar o por quê as pessoas conseguem caminhar sem dificuldade ?

O censo comum poderia pensar que isto se explica apenas pelo conceito de gravidade, porém há outro fator que permite essa ação, a força de atrito, que é a resistência que os corpos em contato oferecem ao movimento, ela pode ser calculada pela fórmula: Fat= u.N, onde a força normal é a massa vezes a gravidade. O atrito é provocado pela aspereza, ou seja, pelas rugosidades existentes nas superfícies em contato, sendo este o motivo para as coisas não derraparem.

Pela terceira Lei de Newton- princípio da ação e reação- quando caminhamos, a sola do sapato exerce sob o solo uma força de intensidade F1, empurrando-o para trás. Ao mesmo tempo, o solo exerce sob a sola de sapato uma força de mesma intensidade F1, mas com sentido contrário ao movimento.

Portanto, se a força de atrito entre o sapato e o solo não existisse, nós não conseguiríamos andar, pois o sapato iria derrapar sob a superfície, fazendo assim com que as pessoas escorreguassem.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.