Carro cantando pneu

NOME: Gabriela Carvalho

Turma: 2102     -  nº 09

Situação:

Estava havendo uma corrida entre 2 carros em uma estrada. Ambos os carros estavam na eminência de movimento. Quando foi dada a largada, os carros foram acelerados bruscamente e, consequentemente, “cantou pneu” (como vimos no vídeo, o carro foi acelerado, porém continuou parado por um tempo e produziu muita fumaça e barulho). Por que o carro “cantou pneu”?

 

Explicação segundo a FÍSICA

Para acelerarmos um carro, o pneu deve ”empurrar” o chão para trás e este, de acordo com a Terceira Lei de Newton (toda ação requer uma reação), empurra o pneu (e consequentemente o carro) para frente. A força vai surgir para dar uma aceleração ao carro e esta aceleração que o carro recebe é devido à força de atrito.

Como sabemos, existem dois tipos de atrito: o estático e o cinético. Ocorre que a força de atrito estático tem um valor máximo e ao tentarmos imprimir ao carro uma aceleração que corresponda a uma força maior do que esse limite, o pneu não consegue se manter firme na estrada e derrapa, passando da situação de atrito estático (estável) para a situação de atrito cinético (carro cantando pneu)

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.