Dissecando uma Balança

    Caio Martins (9) – 2108
    
Quantas pessoas vivem o tempo todo na balança, querendo conferir se perderam alguma massa? Um monte, considerando que nossa sociedade determina a massa ”ideal” das pessoas. Talvez possa parecer estranho usar o termo massa, mas é o mais correto já que o peso é medido em newtons (N) e pode variar, pois este não é nada mais do que a força que um corpo qualquer exerce sobre o solo, e de acordo com a 2ª lei de Newton, a força depende diretamente da massa do objeto e sua aceleração (F=ma), que no caso do peso é a aceleração vertical da gravidade,logo temos P=mg. E como a gravidade varia de planeta em planeta e a medida é em kilogramas (Kg), o certo é falar massa, que é sempre a mesma independente do local onde se está, enquanto o peso de uma pessoa de 50 Kg pode ser de 188N* em Mercúrio e 500N* na Terra.
     Mas não é só a força peso que está envolvida quando usamos uma balança, há também a força elástica, atráves de uma mola acoplada a um ponteiro que fica dentro da balança, e dependendo da força peso que é exercida sobre ela, há uma deformação do sistema elástico x (Força elástica = kx², onde k é a constante elástica) assim tornando possível a medição de massas.

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)