Explicação física para as marteladas

Aluna: Thaís Pereira  nº36    Turma:2106

Na natureza existe uma tendência de não se alterar o estado do movimento de um objeto, ou seja, na ausência de forças, se um objeto está em repouso, ele tende a permanecer em repouso naturalmente. Porém, se um objeto possui velocidade constante, ele tende a permanecer com velocidade constante.

Essa tendência natural de tudo permanecer em repouso ou com velocidade constante, dependendo do caso, é conhecida como Inércia, ou 2ª Lei de Newton.

De acordo com a Mecânica, Newton enunciou:” Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme(ou em repouso) tente a manter-se em movimento retilíneo e uniforme(ou em repouso).”

Um exemplo da Inércia são as marteladas.

Através da Inércia é possível explicar esse movimento. POis uma vez que o martelo está em movimento, ele tende a manter-se em movimento, ou seja, quando se martela um prego na parede, por exemplo, ele (martelo) “ganha movimento” pois está sendo aplicada uma força sobre o martelo na parede, sendo assim sua tendêcia, “é óbvio ululante” (=D), permanecer em movimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)