Fase Teórica – Parte I

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2013.
Colégio Pedro II – Campus Centro

Alunas: Bruna Monteiro Bittencourt – número 03
Gabriela Dias – número 07
Gabriela do Couto – 08
Turma: 1205

Professor: Sérgio Lima
Disciplina: Física
3° Trimestre

Experimento de Física:

Instrumentos utilizados nesta fase para os cálculos da próxima fase:
•Balança digital;
•Cronômetro de celular;
•Trena;
•Câmera de vídeo de celular;
•Giz colorido comum.

Utilizado para as marcações que serão feitas na parede.

Utilizado para as marcações que serão feitas na parede.

Utilizada para medir, em metros, a altura dos saltos e do aluno e a distância percorrida na corrida.

Utilizada para medir, em metros, a altura dos saltos e do aluno e a distância percorrida na corrida.

Utilizada para medir a massa do aluno.

Utilizada para medir a massa do aluno.

Utilizado para medir o tempo da corrida.

Utilizado para medir o tempo da corrida.

1° Experimento: O salto
Durante os saltos do aluno cobaia serão avaliadas as alturas máximas – em metros – que este consegue atingir. Isto será necessário para o cálculo da energia potencial gravitacional média(Epg = m g h) – resultado destes mesmos saltos, que serão satisfatoriamente calculados a partir da composição de um vídeo relativo ao salto realizado verticalmente, com a presença de uma fita métrica atrás. Os saltos verticais serão realizados da seguine maneira: com os dois braços para baixo, com apenas um dos braços levantado e com os dois braços levantados.
Além disso, sabe-se que o centro de massa de uma pessoa varia quando a posição relativa de um braço ou membro varia também. Ou seja, se o aluno saltar com um braço levantado ou os dois levantados ao mesmo tempo, seu centro de massa vai ser redistribuído de acordo a redistribuição de massa do corpo do aluno e a altura que este antingirá pode vir a mudar também.
Com isso, o grupo pôde concluir – através de algumas referencias* – também que se o aluno cobaia saltar com um dos braços levantados, além de seu centro de massa se elevar junto com a altura do salto, ele se localizara mais próximo ao lado do braço que foi levantado.
A estimativa encontrada pelo grupo para o local onde se localiza o centro de massa ** foi em regiões próximas ao umbigo.

2° Experimento: A Corrida
Quando este mesmo aluno, após os saltos, for correr, será determinada a energia cinética alcançada por ele. Nesta etapa o grupo calculará a velocidade média – distancia em metros(medida por uma trena) percorrida pelo aluno sobre o tempo(cronometrado) em segundos – atingida pelo mesmo. Após calculada a velocidade media, faremos uso da mesma para acharmos a energia cinética do movimento(Ec = mvf²/2 ) realizado pelo aluno. Faremos três tipos de corrida: uma delas com os braços para baixo, outra com um dos braços levantados e a terceira com os dois braços levantados.

Conclusões:
A partir da reflexão do grupo, conclui-se que o centro de massa/gravidade varia quando a posição de uma pessoa varia. Seja esta posição a de uma altura, de um membro do corpo ou dos dois juntos.
Através dos experimentos 1 e 2 o grupo poderá avaliar, posteriormente, se há alguma relação entre as energias cinética e potencial gravitacional obtidas. Ou seja, se ambas serão parecidas ou não e por quê. E, também, se há alguma relação numérica entre os tipos de salto e os tipos de corrida.

Observações:

• Para evitar erros sistemáticos, os componentes irão, planejadamente, utilizar os devidos instrumentos citados. Erros aleatórios de medição serão evitados por tentativas previas do experimento apresentado. Portanto, os valores obtidos serão o valor médio das medições efetuadas.
• O grupo optou pelo mesmo aluno para a realização do salto e da corrida, pois para podermos comparar a energia potencial gravitacional e a energia cinética satisfatória e precisamente é necessário que se utilize a mesma massa e a mesma altura. Caso contrario, as diferentes massas juntamente às alturas influenciariam na comparação.  

Referências:
* http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/centro-gravidade-equilibrio-corpo-humano.htm
** http://www.if.ufrj.br/~micha/projetos/fisica_esporte.html

Licença Creative Commons
Fase Teórica – Parte I de Trabalho de fisica 3° trimestre é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)