Força de atrito na parede

Isis Lucchesi Petereit

Nº: 12

Turma: 2102

 

Ao pensar sobre esse trabalho, passei por momentos de reflexão e me questionei sobre como é possível que ao pressionarmos um apagador (ou outro objeto) contra a parede, este não caia sendo que não aplicamos nenhuma força vertical nele que se igualasse ao peso. Após um tempo observando tal ação, finalmente cheguei a uma conclusão.

Se encostarmos um apagador na parede e o soltarmos, ele cairá. Isto acontece pois como ele não exerce nenhuma força contra a parede, não existe nenhuma força Normal atuando no apagador, e como a força de atrito é coeficiente de atrito vezes a força Normal, sua força de atrito será zero, o que faz com que ele caia.

Ao pressionarmos o apagador contra a parede, aparece uma força de contato entre a parede e o apagador. O apagador fará força na parede, e pela 3ª Lei de Newton a parede também fará uma força no apagador que será a força Normal. Como há força Normal, também há força de atrito, que será dada pelo produto da força Normal pelo coeficiente de atrito. Logo, se realizarmos uma força tal que o atrito seja igual ao Peso do apagador, este não cairá. Vale ressaltar também que não importa quão grande seja a força que aplicarmos,  o atrito nunca será maior que a força Peso, pois pela fórmula nós calculamos o valor do atrito máximo, e não do real, até porque se o atrito fosse maior que o Peso, o bloco iria subir, o que não é fisicamente possível.

l

 

Bibliografia:

Os Fundamentos da Física

Autor: Ramalho

Editora Moderna

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.