Física em armas de fogo

Vanessa P. Cavalcanti             nº 32           Turma: 2104

 

Situação:

Ao iniciar um treinamento com uma arma de fogo (no caso um fuzil), um soldado,  é recomendado pelo seu capitão para ter cuidado com o “coice da arma”. Mas porque isso?

Explicação:

Primeiramente, devemos nos basear pela Terceira Lei de Newton, que diz: quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este exerce sobre A uma força de mesmo módulo, direção, intensidade e sentido contrário. Com isso, pode-se dizer que a ação de A é aplicada em B e a reação de B é aplicada em A. Logo, a ação e reação  mesmo iguais e contrárias, nunca terão resultante nula, pois é impossível somá-las vetorialmente, já que as mesmas nunca serão aplicadas em um mesmo corpo. Sendo assim, tem-se por conclusão: é essencialmente obrigatório que haja dois agentes, que exerçam e sofram uma determinada força, pois é com essa interação simultânea entre dois corpos, que constitui a Terceira Lei de Newton .

Aplicando esse conceito no caso do soldado, pode-se obter a reposta sobre o porquê da recomendação:  quando ele atira a força que faz com que  a bala seja impulsionada para frente, provoca uma reação no ombro do soldado,  onde o mesmo é empurrado para trás. Sendo assim, nessa situação, se percebe com clareza o princípio no qual chamamos de ação e reação.

 

Referências:

Conceitos: Livro – Física Volume único (Alberto Gaspar)

Imagem: http://br.geocities.com/saladefísica8/dinamica/terceiralei.htm

 

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.