Mapa do Brasil Suleado

O início do trabalho foi um pouco complicado. Fiquei muito confuso na hora que fui escolher que mapa o trabalho ia tratar. Não sabia qual mapa escolher, estive muito ocupado procurando vaga em outros grupos, sem sucesso.

Depois de muito pensar tive a idéia de olhar em um atlas. Vi então uma imagem que é bastante interessante. Optando por um mapa do Brasil, levando como ponto de referência a cidade de Brasília, em Goiás, escolhi um mapa que retrata a distribuição populacional brasileira no ano de 2000.

A próxima etapa foi editar o mapa. Tentei uma procurar mais informações a por no mapa, mas vi que ele já estava suficiente completo, então o deixei como estava. Ao fim da “edição”, redimensionei suas dimensões para que ficasse com as do padrão do roteiro.

A última etapa foi tornar o mapa cinematicamente correto. Observei através de um programa chamado “Google Earth” que a posição correta do mapa seria de cabeça para baixo. O problema foi a posição correta da rosa-dos-ventos em relação ao mapa, agora suleado. Embora um problema, resolvi-o com facilidade, lembrei-me das aulas do professor Sérgio, onde ele expunha a rosa-dos-ventos também de cabeça para baixo. Com isso, a construí de forma correta, em uma área em que não incomodaria a visão das informações contidas no mapa.

A conclusão do trabalho foi que, cada do tipo de visão (mundial ou de outros locais), tem sua posição diferente, pois você deve olhá-la do jeito que mais facilitaria a verificação do que você quer.

Componentes:

César Augusto Julio da Silva – Nº06 – Turma 2106

 

Mapa do Brasil

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.