Mapa suelado

 

No nosso trabalho observamos o Google Earth (só para termos convicção na ideia que esclareceríamos aqui), foi visto que o melhor para quem está no sul geográfico seria o considerado “mapa de cabeça para baixo”. Porém ao pesquisar o local que queríamos após colocar o norte para baixo na rosa dos ventos, o programa nos corrigiu, apontando novamente o norte para cima. Tendo em vista isso, fica claro que no conhecimento popular apontar o norte para baixo é errado.
Norte não é sinônimo de “em cima” assim como sul não é sinônimo de “em baixo”, por isso ao invertermos  um mapa convencional, sul continua sendo sul  e norte continua sendo norte, independente de quem está na “parte cima” ou na “parte de baixo” do mapa plano.
Os mapas mais conhecidos foram criados com a visão da Europa no centro e na parte de cima, porém tudo depende do ponto de vista do observador. O mapa eurocêntrico não deve ser tomado como o único correto, já que a Terra possui forma oval e não pode ser posta de “cabeça para baixo”.
Concluímos, portanto, que dependendo do referencial que se toma (no caso o sul), podemos ver o mundo de maneiras diferentes que estará sempre correto. Neste caso apresentamos um mapa do mundo do ponto de vista de quem está no sul.

Grupo: Bruna Novellino  nº 06

Daniela Lopes  nº 13

Giullie Fernandes  nº 20

Luciana Paz  nº 22

 

Turma: 2.108

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos.
Esta entrada foi publicada em Física. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Find out more about Webmentions.)